Informações sobre a Foto
Os mares de lava da Lua.
Quando observamos a Lua, mesmo a olho nu, podemos facilmente distinguir os efeitos resultantes dos 2 principais processos geológicos que alteraram a superfície lunar: os impactos de corpos vindos do espaço e as inundações por grandes fluxos de lava basáltica vindos do interior da Lua (vulcanismo).
Os resultados desses 2 processos são o relevo claro e esburacado das terras altas e os grandes mares de lava escura, plana e lisa, que ocuparam as planícies.
Os continentes são as partes claras da Lua. São superfícies mais antigas e elevadas, conhecidas como “terras altas” (do latim: terrae), que foram “salpicadas” por crateras de impacto de todos os tamanhos e criaram um aspecto rugoso.
Os mares lunares são as partes escuras da Lua. São vastas áreas com formação relativamente mais recente, que foram preenchidas por camadas de lava basáltica resfriadas (vulcanismo lunar). As lavas inundaram regiões mais baixas, como planícies e o interior das grandes bacias de impacto. Também inundaram o interior de muitas crateras de impacto.