Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Sobre o Eclipse Lunar Total de 27/07/2018 - por Helio C. Vital

Le
24/07/2018
Cadê a Lua?
 
Temos lido previsões relativas ao eclipse lunar total de 27 de julho de 2018 (pouco após o pôr do Sol na Sexta-feira próxima) e nos surpreendido com várias delas. Previsões confiáveis exigem análises criteriosas, adaptadas às nossas reais condições de observação. Pois bem, todos sabemos quão pálida a Lua Cheia normalmente se mostra quando está nascendo.
 
Agora imaginemos que essa mesma Lua está passando junto ao centro da sombra terrestre, onde a luz solar que a atinge reduz-se a uma fração de milésimo daquela que normalmente a banha. Agora imaginemos novamente o nascer dessa Lua tão obscurecida em virtude do eclipse total. Será que conseguiremos vê-la nascendo? Infelizmente, não! A atmosfera reduz intensamente o brilho aparente dos astros junto ao horizonte, o que denominamos de extinção atmosférica. Somemos a isso o fato de que estamos nos referindo aos minutos que sucedem o pôr do Sol, quando o céu ainda estará muito claro.
 
Poderemos então imaginar quão longe da visibilidade a Lua totalmente eclipsada e muito baixa sobre o horizonte estará nos primeiros minutos após a hora prevista para seu nascer, mesmo com auxílio de instrumentos. Fizemos umas contas e concluímos que o período dessa espera deverá se estender por surpreendentes 25 a 30 minutos para o Sudeste brasileiro, durante os quais ouviremos as expressões: "Cadê a Lua?" Ou "a Lua Sumiu!" ou ainda "a Lua está muito atrasada". Consequentemente, alguns observadores (e não serão poucos), somente a identificarão após o início da segunda fase parcial, em virtude do débil contraste entre o disco lunar e o fundo do céu crepuscular.
 
Por outro lado, teremos uma pequena ajuda de Marte em oposição, o qual poderá ser utilizado como referência para localizarmos a Lua, mesmo que isso ocorra apenas alguns poucos minutos antes do término da totalidade. De qualquer forma, registrem o instante da primeira percepção da Lua e de Marte. São informações que podem nos ajudar a estimar o brilho da Lua no meio do eclipse. Tentem fotografar a Lua ainda na fase total, embora o  baixíssimo contraste possa fazer disso um desafio e tanto.
 
Durante a saída das crateras da sombra da Terra, observem ao telescópio, registrando os instantes desses contatos, para que possamos aferir a fração da sombra contribuída pela atmosfera terrestre. Em resumo, será um eclipse muito escuro, não por efeito de grandes explosões vulcânicas recentes (esse efeito deverá ser pequeno neste eclipse), mas principalmente, porque a Lua penetrará profundamente na sombra da Terra, num eclipse anormalmente longo. Estamos prevendo para o meio do eclipse: magnitude da Lua igual a m= -0,4(+-0,8) e Número de Danjon L= 1,4 (+-0,6).
 
Não deixem também de visitar nosso projeto de observação (em http://www.lunissolar2003/EL201807.htm e de enviar seus registros (fotos da totalidade, estimativas de brilho da Lua durante a totalidade, por comparação com Marte, e cronometragens de contatos) para nosso e-mail: lunissolar@gmail.com. E boas observações a todos! 

 
              Helio C. Vital - RJ

Coordenador de Eclipses da REA (Rede de Astronomia Observacional)

 

 

 

 

 

 

 

 

So2

Blog "Sky and Observers" - março / ...
Blog "Sky and Observers" - março / 2019.
Olá pessoal! Neste mês (março/2019) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Ocultação: A ocultação de Saturno pela Lua em 29 de março 2019 ... Leia mais

Olá pessoal! Neste mês (março/2019) estão publicados no Blog ... Leia mais
05/03/2019
Bo

Boletim Observe! do mês de março ...
Boletim Observe! do mês de março de 2019.
Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de março de 2019 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de março de 2019 está ... Leia mais
05/03/2019
Apollo_11_landing_s%e2%81%abite

Reveja a bela imagem do local de ...
Reveja a bela imagem do local de alunissagem da missão APOLLO 11, feita pela sonda lunar americana LRO.
A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou seu melhor visual do local de pouso da APOLLO 11 na Lua. A imagem, que foi lançada em 7 de março de 2012, mostra até mesmo os ... Leia mais

A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou ... Leia mais
16/02/2019
Opportunity

Opportunity está inoperante após ...
Opportunity está inoperante após 15 anos de atuação recorde em Marte.
Opportunity, o veículo explorador robótico ("rover") da NASA, que pousou em Marte em 25 de janeiro de 2014, está inoperante após 15 anos de atuação recorde no planeta vermelho. Uma das grandes ... Leia mais

Opportunity, o veículo explorador robótico ("rover") da NASA, que pousou em ... Leia mais
13/02/2019