Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Bacia do Mare ORIENTALE em 04 de maio de 2023.
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Informações sobre a Foto

Bacia do Mare ORIENTALE em 04 de maio de 2023.

(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Bacia do Mare ORIENTALE:

Mare ORIENTALE é uma grande área escura de formato relativamente circular pavimentada por lava basáltica, com cerca de 327 km de diâmetro, que ocupa o centro de uma enorme bacia de impacto, conhecida como Bacia ORIENTALE, que apresenta 930 km de diâmetro e 6,04 km de profundidade. A ampla bacia é estruturada internamente com dois anéis concêntricos de montanhas (como se fosse um alvo gigante), conhecidos como Montes ROOK (anel interno) e Montes CORDILLERA (anel externo).

A vasta Bacia do Mare ORIENTALE se estende pela superfície da borda extrema (limbo) oeste-sudoeste da Lua, na zona de librações, sendo de difícil visualização a partir do nosso ponto de vista aqui da Terra (apresenta-se de perfil). Esta bacia é considerada a mais jovem bacia de impacto da Lua. Estima-se que o impacto do asteroide ou cometa que a criou tenha ocorrido há cerca de 3.8 bilhões de anos.

O anel interno de cadeia de montanhas, Montes ROOK, onde o Mare ORIENTALE está inserido, atinge a altitude máxima de aproximadamente 6 Km em relação à superfície circundante e apresenta cerca de 600 Km de diâmetro. No interior de Montes ROOK também se localiza um lago de lavas escuras, conhecido como Lacus VERIS. Essa região, sob a luz do Sol, realça suas lavas escuras criando contrastes com o brilho dos picos das montanhas do entorno, fazendo com que as formações locais se tornem bastante destacadas e ajudem no senso de orientação e entendimento do relevo dessa grande porção da superfície lunar.

O anel de cadeia de montanhas externo, Montes CORDILLERA, com seus 930 Km de diâmetro, também possui em seu interior um lago de lavas escuras, conhecido como Lacus AUTUMNI, localizado junto à borda nordeste.

Composição fotográfica VTOL (04 de maio de 2023 – 23:21:16 (02:21:16 UT)) com fotos de frame único – Composição fotográfica NASA – Sonda Lunar Orbiter 4.

Bo

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2023.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2023 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2023 está disponível ... Leia mais
29/05/2023
Bo

Boletim Observe - maio/2023.
Boletim Observe - maio/2023.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de maio de 2023 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de maio de 2023 está disponível no ... Leia mais
01/05/2023
Boletim_observe

O Boletim Observe! - abril de 2023. ...
O Boletim Observe! - abril de 2023.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de abril de 2023 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de abril de 2023 está ... Leia mais
09/04/2023