Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Provável Cratera Fantasma (No. 2) ao sul do Mare SERENITATIS
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Provável Cratera Fantasma (No. 2) ao sul do Mare SERENITATIS

(créditos: Vaz Tolentino.)

Provável Cratera Fantasma na orla sul do Mare SERENITATIS:

Essa formação foi descoberta por VTOL numa selenofoto executada em 22/02/2011, às 02:08:06. A formação mostra-se suplantada pelas lavas finas próximas da orla sul do Mare SERENITATIS, caracterizando provavelmente uma cratera fóssil ou fantasma. A delimitação do contorno circular quase perfeito de seu aro e os resquícios visuais de um pico central são bem definidos pelo contraste do albedo, caracterizando uma cratera de morfologia complexa. Não existem referências bibliográficas sobre essa formação e não existe catalogação por parte da IAU (International Astronomical Union). 

Na época da descoberta ainda não estavam disponíveis para o público as belas imagens de alta resolução das modernas sondas lunares e nem a ferramenta de perfil altimétrico do LRO QuickMap.

A questão do efeito de luminescência associada ao albedo foi de fundamental importância para a realização dessa descoberta. A constituição do material do bordo das crateras é diferente do material da região circundante e seu albedo será consequentemente diferente, o que confere um efeito de contraste sob condições especiais.

A descoberta foi noticiada através de dois artigos no Boletim Observe (dez/2011 e jan/2012) e no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day) em 13/10/2011, com o título “Super Ghost Crater?”. Foi também noticiada na revista australiana Maitland Mercury Magazine em 21/10/2011, com o título “Spotted, 400 years after Galileo”.

Aplicando a altimetria do LRO QuickMap por sobre nosso alvo, recebemos como resultado um perfil côncavo bastante característico e também as seguintes medidas:

Diâmetro: aproximadamente 47 Km;

Profundidade: aproximadamente 100 m.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 18.8 o N, LON: 19.3 o E.

ImagemO perfil altimétrico W - E da provável cratera fantasma ou cratera fóssil, mostrando a concavidade - LRO Quickmap.

Conclusões:

A provável cratera fantasma na orla sul do Mare SERENITATIS descrita acima (100 m de profundidade)  é um pouco mais rasa do que aquelas formações fantasmas conhecidas e catalogadas pela IAU, como DAGUERRE (360 m), LAMONT (550 m) e STADIUS (500 m).

Formações rasas assim (100 m), não são fáceis de serem observadas através de uma ocular, para se obter plena convicção do que realmente está no visual. Formações desse tipo são muito difíceis de serem percebidas. Somente com o uso de fotografias de alta resolução e sob condições especiais no momento da captura da foto, é possível a deteccção.

FotoA imagem (Norte para a direita) mostra a margem sul do Mare SERENITATIS onde foi descoberta a provável cratera fóssil de 47 Km de diâmetro em 22/02/2011. O perfil altimétrico W – E do QuickMap prova a real concavidade dessa misteriosa formação. Foto executada por VTOL em 10‎ de ‎abril‎ de ‎2012, ‏‎04:43:40.

Collins

Morre o Astronauta Michael Collins ...
Morre o Astronauta Michael Collins aos 90 anos.
Morreu aos 90 anos, o grande astronauta americano Michael Collins (1930 - 2021), que pilotou comandante do Módulo de Comando Columbia da missão APOLLO 11, enquanto Neil Armstrong e Edwin Eugene Buzz Aldrin Jr. desciam na ... Leia mais

Morreu aos 90 anos, o grande astronauta americano Michael Collins (1930 - 2021), que pilotou ... Leia mais
28/04/2021
Bo2

Boletim Observe! do mês de maio de ...
Boletim Observe! do mês de maio de 2021
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de maio de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de maio de 2021 está disponível no ... Leia mais
27/04/2021
Bernhard_schmidt

BERNHARD SCHMIDT: O GÊNIO ÓPTICO ...
BERNHARD SCHMIDT: O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX
BERNHARD SCHMIDT : O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX Nelson Travnik Há 142 anos, nasceu um homem que com um só braço iria revolucionar a fotografia sideral. Nos registros de nascimento de uma igreja de ... Leia mais

BERNHARD SCHMIDT : O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX Nelson Travnik Há 142 ... Leia mais
17/04/2021