Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
"Resumo Visual" do SOL em 30 de julho de 2020.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

"Resumo Visual" do SOL em 30 de julho de 2020.

(créditos: Vaz Tolentino.)

A minúscula Região Ativa AR 2768, a pequena Região Ativa AR 2767 e a longa e destacada proeminência em forma de pilar.

 

"Resumo visual do SOL" - 30 de julho de 2020 

 

A minúscula Região Ativa AR 2768 e  a pequena Região Ativa AR 2767:

As Regiões Ativas  das manchas solares concentram intensa atividade magnética, com diminuição de pressão das massas gasosas. Isso causa a redução da temperatura na região ativa da mancha, em relação à fotosfera circundante. Por isso, a região de uma mancha solar, torna-se menos brilhante e produz um aspecto escuro para quem observa.

As manchas solares são fenômenos temporários (podem durar dias, semanas ou meses) na fotosfera do Sol, que aparecem visivelmente como manchas escuras em comparação com regiões vizinhas. Elas podem se expandir ou contrair à medida que se movimentam aos redor da superfície da esfera solar.

Os poderosos campos magnéticos em torno de grandes manchas solares produzem as Regiões Ativas no Sol, que muitas vezes levam a explosões solares (flares) e até à ejeções de massa coronal (EMC - liberação de plasma da corona solar, através de grandes nuvens de partículas magnetizadas, que são liberados através do vento solar).

A longa e destacada proeminência em forma de pilar na foto de hoje:

Proeminências caracterizam-se como grandes nuvens incandescentes de gás ionizado, que se projetam a partir da fotosfera (onde estão engastadas) em direção à corona solar (atmosfera externa do Sol).

A citada proeminência da foto, apresenta comprimento de vários diâmetros da Terra.

Muitas proeminências se projetam em forma de loop. O material do loop que se apresenta vermelho brilhante é o plasma, gás quente ionizado, composto de hidrogênio e hélio. Se uma proeminência surge no disco solar visível, ela se apresenta mais escura que o fundo circundante (devido à temperatura mais baixa do plasma). Nesse caso, elas são chamadas de filamentos solares.
 
Algumas proeminências podem se romper e dar origem a ejeções de massa coronal (liberação de plasma da corona solar, através de grandes nuvens de partículas magnetizadas, que são liberados através do vento solar).
 

Data e hora das fotos  - indicado na composição fotográfica. Fotos com apenas 1 frame.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023