Informações sobre a Foto
O que são Domos Vulcânicos?
Domos vulcânicos dos mares de lavas da região da cratera MARIUS, no OCEANUS PROCELLARUM.
O que são Domos Vulcânicos?
Normalmente, um domo vulcânico é um pequeno monte de lava arredondado (domo hemisférico) criado por ação de erupções, com cerca de 5 a 20 Km de diâmetro na base e altitude de apenas algumas centenas de metros, com encostas pouco íngremes. Alguns apresentam uma minúscula cavidade em seu topo, que marca o local por onde a lava emergiu (vulcanismo extrusivo) para formar a cúpula de lavas.
Na grande maioria das vezes os domos são encontrados nas superfícies dos mares de lavas escuras e tem seus corpos escuros (baixo albedo). Domos ou cúpulas são estruturas geralmente difíceis de observar devido às suas baixas altitudes. Logo, essas formações são detectadas e observáveis apenas quando estão próximos do terminadouro (ou terminator em inglês – divisão entre as partes escura e iluminada da Lua, ou seja, a divisão entre o dia e a noite), onde a incidência de luz em baixo ângulo enfatiza suas presenças.
Os domos foram vulcões ativos no passado lunar. Domos, cúpulas ou escudos vulcânicos são o resultado do movimento de erupção de magma até o exterior da crosta lunar, ocorrendo através de aberturas caracterizadas como respiradouros ou chaminés (vulcanismo extrusivo). Após a erupção as lavas sofrem resfriamento relativamente lento e finalmente solidificam.
Apesar dos domos serem comumente interpretados como tendo sido formados pela erupção do magma através respiradouro central, existem certos tipos de domos lunares que possuem o corpo da cúpula muitíssimo baixa, sugerindo que eles foram formados por intrusão subterrânea de volumes de magma pressurizado, conhecidos como diques, e não por erupção de lava. Nessa situação, ocorre a invasão de magma pressurizado entre as camadas de rocha, promovendo o encurvamento para cima da camada superior, criando assim, um perfil de domo ou cúpula na superfície.
Composição: O detalhe da foto em close-up de um dos Domos Vulcânicos da região da cratera MARIUS, feita pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA. Note o material piroclástico (cinzas vulcânicas - material escuro) provenientes das antigas erupções e a cavidade (respiradouro) por onde ocorria as erupções. O referido Domo Vulcânico está marcado na foto do VTOL, à direita, feita com apenas 1 frame no dia 21 de maio de 2013, 22:46:02.
Composição (fotos com apenas 1 frame):
Foto da esquerda: Domos Vulcânicos da região do MARE INSULARUM (11 de março de 2014, 20:50:48).
Foto da direita: Domos Vulcânicos da região da cratera MARIUS, no OCEANUS PROCELLARUM. (21 de maio de 2013, 22:46:02).
Foto executada com apenas 1 frame em 27 de abril de 2018, 22:30:28 (01:30:28 UT).