Informações sobre a Foto
VASCO DA GAMA: cratera do grande explorador PORTUGUÊS.
Série de selenofotografias intitulada "Crateras Portuguesas":
Primeira selenofotografia da série: Cratera ACOSTA - Cristóvão da Costa (1515 - 1594) - médico e naturalista português.
http://vaztolentino.com.br/imagens/7483-ACOSTA-a-cratera-que-homenageia-um-medico-PORTUGUeS
Segunda selenofotografia da série: Cratera NONIUS - Pedro Nuñez Salaciense ou Pedro Nunes (latin: Petrus Nonius, 1502 – 1578) - matemático, cosmógrafo e professor português.
http://vaztolentino.com.br/imagens/7484-NONIUS-a-cratera-de-um-matematico-e-professor-PORTUGUeS
Terceira selenofotografia da série: Cratera VASCO DA GAMA - Dom Vasco da Gama (1460 - 1524) - grande explorador e navegador português.
Sobre o explorador português Vasco da Gama:
Dom Vasco da Gama (1460 - 1524) foi um grande explorador português, um dos mais bem sucedidos na era europeia das descobertas. Vasco da Gama foi comandante dos primeiros navios que navegaram diretamente da Europa para a Índia.
Mais do que qualquer outro personagem se sua época, após Henrique o Navegador (Infante Dom Henrique de Avis, 1.º duque de Viseu e 1.º senhor da Covilhã, 1394 – 1460), Vasco da Gama foi responsável pelo sucesso de Portugal como uma das primeiras potências de colonização e também colocou Portugal em uma posição de destaque no comércio do Oceano Índico.
Dom Vasco da Gama, 1º Conde da Vidigueira, foi o primeiro europeu a chegar à Índia por via marítima. Sua pioneira viagem à Índia (1497-1499) ficou marcada como a primeira rota a ligar a Europa à Ásia por via oceânica, conectando o ocidente ao oriente.
Em 1935 a Internatiomal Astronomical Union (IAU) imortalizou a memória do grande explorador português e 1º Conde da Vidigueira Dom Vasco da Gama, nominando a grande cratera VASCO DA GAMA em sua homenagem. VASCO DA GAMA também possui 8 crateras satélites (Vasco da Gama A, B, C...).
Cratera VASCO DA GAMA:
VASCO DA GAMA (diâmetro: 83 Km, profundidade: 2,78 Km) é uma grande e desgastada cratera de impacto de morfologia complexa, com aro erodido por impactos posteriores e paredes internas estruturadas em terraços. Seu amplo piso interno é relativamente plano e rugoso, apresentando as cavidades de alguns impactos e também uma montanha central. Imagens da sonda lunar robótica Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, revelam que o piso interno de VASCO DA GAMA está marcado por um sistema de canais (piso fraturado). A cratera VASCO DA GAMA está localizada próxima do limbo oeste lunar, na região da zona de librações, nas coordenadas selenográficas LAT: 13° 46′ 48″ N, LON: 83° 56′ 24″ W.
Por causa de seu posicionamento próximo do limbo lunar oeste, a cratera VASCO DA GAMA é de difícil observação com detalhamento satisfatório. A borda sul de VASCO DA GAMA hospeda a pequena cratera Vasco da Gama T (diâmetro: 20 Km), a borda sudeste hospeda a cratera Vasco da Gama S (diâmetro: 30 Km) e a borda norte hospeda a cratera Vasco da Gama B (diâmetro: 25 Km). Ao sul da cratera VASCO DA GAMA, existe um sistema de canais com cerca de 60 Km de extensão, comhecido como Rimae Vasco da Gama.
Composição: A gravura do explorador Vasco da Gama e a Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando sua cratera.
Composição: A cratera VASCO DA GAMA fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Imagem: O perfil altimétrico W - E da grande cratera VASCO DA GAMA - LRO QuickMap. Note que, apesar de fontes oficiais indicarem que VASCO DA GAMA apresenta 2,78 Km de profundidade, o resultado do perfil altimétrico do LRO QuickMAp mostra uma profundidade máxima de 4.392 m.
Imagem: A cratera VASCO DA GAMA em close, numa outra foto da sonda lunar robótica LRO - NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 13 de maio de 2014, 23:01:16 (02:01:16 UT).