Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Provável cratera fantasma (No. 5) junto à cratera TRIESNECKER
(créditos: Vaz Tolentino)

Informações sobre a Foto

Provável cratera fantasma (No. 5) junto à cratera TRIESNECKER

(créditos: Vaz Tolentino)

Provável cratera fantasma junto da cratera TRIESNECKER, a nordeste do Sinus MEDII:

Revendo meus arquivos de selenofotos, deparei-me com uma imagem executada em 24‎ de ‎agosto‎ de ‎2012, ‏‎às 19:25:02 (22:25:02 UT), onde foi revelado uma formação bastante sutil, que não aparece em outras imagens feitas pelo VTOL dessa mesma região!

A tal formação caracteriza-se como uma cratera fóssil, posicionada junto à borda sudoeste da cratera TRIESNECKER (diâmetro: 26 Km, profundidade: 2,76 Km). Com a aplicação da ferramenta de perfil altimétrico do LRO QuickMap por sobre a suposta cratera fantasma, foi constatado uma real concavidade.

As medições fornecidas pelo LRO QuickMap são os seguintes:

Diâmetro: aproximadamente 23 Km.

Profundidade máxima: aproximadamente 160 m.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 3.3130º N, LON: 2.4270º E.

A provável formação fantasma ou fóssil localiza-se entre as crateras TRIESNECKER e CHLADNI (a sudoeste de TRIESNECKER e a sudeste de CHLADNI). Ela encontra-se inundada por lava basáltica proveniente do SINUS MEDII, ou seja, essa suposta cratera fantasma é mais antiga que as lavas do Sinus MEDII.

Aparentemente não existem resquícios de um pico central. Alguns segmentos remanescentes do aro original da cratera fantasma afloram por sobre a lava circundante. Existem duas minúsculas crateras na superfície interior da provável cratera fantasma, uma por sobre sua borda sul, conhecida como TRIESNECKER J (diâmetro: 3,3 Km e profundidade: 490 m) e outra por sobre a borda sudeste, conhecida como TRIESNECKER H (diâmetro: 2,5 Km e profundidade: 460 m).

Devido à sua rasa profundidade (apenas 170 m), essa provável cratera fantasma é muito difícil de ser identificada através de uma ocular. Porém, o efeito do contraste proporcionado pelas diferenças dos albedos do aro e da superfície do Sinus MEDII, foi a pista para sua detecção.

Pesquisando imagens orbitais dessa região capturadas com a luz solar alta pela espaçonave APOLLO 10 e pela sonda Lunar Orbiter 4, constatamos que essa provável cratera fantasma não se revela! Além disso, essa sutil formação não aparece em literatura técnica, mapas ou atlas lunares, e não é catalogada pela IAU (International Astronomical Union).

Foto: A provável cratera fantasma localizada nas lavas do Sinus MEDII, junto à borda sudoeste de TRIESNECKER e a leste de CHLADNI. O perfil altimétrico no sentido W – E também é apresentado. Foto executada por VTOL em ‎24‎ de ‎agosto‎ de ‎2012, ‏‎19:25:02.

Ilustração: A localização da foto e as minúsculas crateras Triesnecker J (diâmetro: 3,3 Km) e Triesnecker H (diâmetro: 2,5 Km) localizadas por sobre o aro da suposta cratefa fóssil - VTOL.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023