Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
MONS HUYGENS - A mais alta montanha dos MONTES APENNINUS.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

MONS HUYGENS - A mais alta montanha dos MONTES APENNINUS.

(créditos: Tolentino.)

MONS HUYGENS é a montanha mais alta que pertence à cordilheira dos MONTES APENNINUS. A cordilheira, por sua vez, foi formada pelos escombros oriundos do grande impacto que criou a bacia IMBRIUM. O MONS HUYGENS localiza-se na orla sudeste do MARE IMBRIUM.

Apesar de algumas literaturas afirmarem que MONS HUYGENS tem cerca de 5,4 Km de altitude (como no “Atlas Guide photographique de la Lune”, de Georges Viscardy, publicado em 1985), a moderna ferramenta de perfil altimétrico do QuikMap apenas indica cerca de 5.042 Km.

Se observarmos bem a foto, notaremos que existe uma provável cratera fantasma nas lavas rasas da borda sudeste do MARE IMBRIUM, em frente ao MONS HUYGENS, aparentando ter aproximadamente 30 Km de diâmetro. Apenas poucos resquícios de seu aro ainda existem.

Apesar de MONS HUYGENS ser frequentemente citado como a mais alta montanha da Lua, na realidade, MONS HUYGENS não é o ponto de maior altitude da superfície lunar. Saiba mais sobre o ponto de maior altitude da Lua aqui http://www.vaztolentino.com.br/conteudo/548-O-Ponto-Mais-Alto-da-Lua.

Os MONTES APENNINUS tem superfície de aspecto áspero, cheios de altos e baixos causados por colinas e montanhas, com a presença de minúsculas crateras. Os MONTES APENNINUS formam a borda sudeste do grande mar de lavas nominado MARE IMBRIUM.

A cordilheira dos MONTES APENNINUS começa junto à cratera ERATOSTHENES (diâmetro: 58 Km, profundidade: 3,6 Km). Seguindo a curvatura do MONTES APENNINUS em direção ao norte, chega-se a um “gap”. Logo após esse “gap” ou intervalo, inicia-se os MONTES CAUCASUS. Esse intervalo permite que as lavas do MARE IMBRIUM encontrem com as lavas do MARE SERENITATIS.

As montanhas Mons Wolff, Mons Ampère, Mons Huygens, Mons Bradley, Mons Hadley Delta e Mons Hadley pertencem à cordilheira dos MONTES APENNINUS. As montanhas Mons Hadley Delta e Mons Hadley são mais conhecidas porque formam o vale que recebeu a visita do módulo lunar “Falcon” da missão APOLLO 15, em 30 de junho de 1971.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎11‎ de ‎novembro‎ de ‎2013, ‏‎20:51:51.

Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024