Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Aristoteles & Eudoxus
(créditos: Tolentino)

Informações sobre a Foto

Aristoteles & Eudoxus

(créditos: Tolentino)

 

ARISTOTELES– Cratera com 87 Km (54 milhas) de diâmetro. Lat: 50.2º N  Long: 17.4º E.

EUDOXUS – Cratera com 67 Km (42 milhas) de diâmetro. Lat: 44.3º N  Long: 16.3º E.

Foto nos mapas LAC 13 e LAC 26.

Melhor época para observação: 6 dias após à fase “Lua nova” ou 5 dias depois da fase “Lua cheia”.

Aristóteles – Astrônomo e filósofo grego (383 aC – 322 aC). Aristóteles foi aluno de Platão e professor do conquistador Alexandre, o “Grande”. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão) foi fundador da “filosofia ocidental” (pensamento voltado à contemplação especulativa do mundo).

Eudoxus – Astrônomo e matemático grego (408 aC – 355 aC). Como astrônomo, Eudoxus foi o primeiro a propor um modelo planetário baseado num modelo matemático. Como matemático, usou o “método da exaustão” (método para se encontrar a área de uma figura inscrevendo-se dentro dela uma seqüência de polígonos cuja soma das áreas converge para a área da figura desejada) para calcular áreas e volumes.

Aristoteles é uma cratera de impacto relativamente nova, situada no quadrante nordeste da Lua, na margem sul do Mare Frigoris e a leste da região montanhosa conhecida como Montes Alpes.

O massivo impacto que escavou Aristoteles, ejetou grande quantidade de escombros que alteraram a paisagem ao redor da cratera, criando uma série de pequenas crateras secundárias. Os restos dos desmoronamentos das partes internas das paredes de Aristóteles contribuíram para o desaparecimento dos detalhes criados pelo impacto no seu interior. As paredes internas são largas e formam degraus ou curvas de nível (terraced). Suas bordas não fazem um círculo perfeito e sim uma seqüência de seis segmentos que formam um hexágono arredondado. A cratera tem 3,3 Km de profundidade e seu piso interno é irregular, apresentando ondulações e não existe um monte central e sim pequenas pontas.

Uma cratera menor conhecida como Mitchell (diâmetro: 30 Km, Lat: 49.7º N  Long: 20.2º E) está ligada à parede leste de Aristoteles, desenhando uma espécie de anel com pedra preciosa. Seu piso é irregular, apresentando uma baixa protuberância central. Se observarmos bem, veremos que a parede externa leste de Aristoteles absorveu a parede oeste de Mitchell, indicando dessa forma, que a presença de Mitchell é anterior a de Aristoteles.

Ao sul de Aristoteles e fora do Mare Frigoris  está a cratera de impacto Eudoxus. Ela tem diâmetro menor que Aristoteles, porém é um pouco mais profunda, apresentando 3,4 Km. Ela está cercada por terrenos de media altitude, que compõem a parte norte do Montes Caucasus. Ao sul de Eudoxus estão as ruínas da fantasma cratera Alexander, completamente destruída e tomada por lava.

As paredes internas de Eudoxus também apresentam degraus ou curvas de nível e existe um grupamento de minúsculas colinas na região central do piso.

Ao leste de Aristóteles localiza-se a cratera de impacto Bürg (diâmetro: 40 Km, Lat: 45.0º N  Long: 28.2º E). Bürg tem 1.8 Km de profundidade e uma grande montanha central.

Dados técnicos da foto:

Autor:

Ricardo José Vaz Tolentino.

Date and Time:      

06/20/2010, 22:27 UT        

Data e Hora:            

20/06/2010, 19h27m;

Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram utilizados filtros.

Telescópio:                        

Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;

Diâmetro Espelho Primário:      

305mm (12”);

Distância Focal:                 

1500mm;

Focal/Ratio - (f/):               

5;

Tripé ou Montagem:                     

Dobsoniana;

Barlow:                                

Celestron Ultima 2X Barlow;

Câmera:                               

Orion StarShoot Solar System Color Imager II;

Sky_telescope2

Sky & Telescope Magazine - ...
Sky & Telescope Magazine - Dezembro/2020 - Gallery.
O melhor de MARTE em 2020: Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020, Marte nos proporcionou belas observações e ótimas astrofotografias (ocultações pela Lua, conjunção com a Lua, ... Leia mais

O melhor de MARTE em 2020: Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020, Marte nos proporcionou ... Leia mais
13/10/2020
Maas2

Telescópio adaptado para ...
Telescópio adaptado para cadeirantes, crianças e idosos.
O astrônomo Rogério Marcon desenvolveu um telescópio dobsoniano de 10" f/4.5 adaptado para cadeirantes, crianças e idosos. O diferenciado e importante equipamento já está instalado no Museu Aberto de ... Leia mais

O astrônomo Rogério Marcon desenvolveu um telescópio dobsoniano de 10" ... Leia mais
11/10/2020
Skyatnight_logo60

BBC Sky at Night Magazine - Photo ...
BBC Sky at Night Magazine - Photo of the Month Nov/2020.
Conquistamos o pódio da “foto do mês” da edição de novembro / 2020 da internacionalmente conhecida e conceituada revista britânica BBC Sky at Night Magazine. Com isso, nossa foto astronômica foi ... Leia mais

Conquistamos o pódio da “foto do mês” da edição de ... Leia mais
07/10/2020
S_o1

Blog "Sky and Observers" - outubro ...
Blog "Sky and Observers" - outubro / 2020.
Neste mês (outubro / 2020) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Coluna: Largue o cel e olhe para o céu #13: M-31 Galáxia de Andrômeda. Ocultação ... Leia mais

Neste mês (outubro / 2020) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os ... Leia mais
06/10/2020