Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Aristoteles & Eudoxus
(créditos: Tolentino)

Informações sobre a Foto

Aristoteles & Eudoxus

(créditos: Tolentino)

 

ARISTOTELES– Cratera com 87 Km (54 milhas) de diâmetro. Lat: 50.2º N  Long: 17.4º E.

EUDOXUS – Cratera com 67 Km (42 milhas) de diâmetro. Lat: 44.3º N  Long: 16.3º E.

Foto nos mapas LAC 13 e LAC 26.

Melhor época para observação: 6 dias após à fase “Lua nova” ou 5 dias depois da fase “Lua cheia”.

Aristóteles – Astrônomo e filósofo grego (383 aC – 322 aC). Aristóteles foi aluno de Platão e professor do conquistador Alexandre, o “Grande”. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão) foi fundador da “filosofia ocidental” (pensamento voltado à contemplação especulativa do mundo).

Eudoxus – Astrônomo e matemático grego (408 aC – 355 aC). Como astrônomo, Eudoxus foi o primeiro a propor um modelo planetário baseado num modelo matemático. Como matemático, usou o “método da exaustão” (método para se encontrar a área de uma figura inscrevendo-se dentro dela uma seqüência de polígonos cuja soma das áreas converge para a área da figura desejada) para calcular áreas e volumes.

Aristoteles é uma cratera de impacto relativamente nova, situada no quadrante nordeste da Lua, na margem sul do Mare Frigoris e a leste da região montanhosa conhecida como Montes Alpes.

O massivo impacto que escavou Aristoteles, ejetou grande quantidade de escombros que alteraram a paisagem ao redor da cratera, criando uma série de pequenas crateras secundárias. Os restos dos desmoronamentos das partes internas das paredes de Aristóteles contribuíram para o desaparecimento dos detalhes criados pelo impacto no seu interior. As paredes internas são largas e formam degraus ou curvas de nível (terraced). Suas bordas não fazem um círculo perfeito e sim uma seqüência de seis segmentos que formam um hexágono arredondado. A cratera tem 3,3 Km de profundidade e seu piso interno é irregular, apresentando ondulações e não existe um monte central e sim pequenas pontas.

Uma cratera menor conhecida como Mitchell (diâmetro: 30 Km, Lat: 49.7º N  Long: 20.2º E) está ligada à parede leste de Aristoteles, desenhando uma espécie de anel com pedra preciosa. Seu piso é irregular, apresentando uma baixa protuberância central. Se observarmos bem, veremos que a parede externa leste de Aristoteles absorveu a parede oeste de Mitchell, indicando dessa forma, que a presença de Mitchell é anterior a de Aristoteles.

Ao sul de Aristoteles e fora do Mare Frigoris  está a cratera de impacto Eudoxus. Ela tem diâmetro menor que Aristoteles, porém é um pouco mais profunda, apresentando 3,4 Km. Ela está cercada por terrenos de media altitude, que compõem a parte norte do Montes Caucasus. Ao sul de Eudoxus estão as ruínas da fantasma cratera Alexander, completamente destruída e tomada por lava.

As paredes internas de Eudoxus também apresentam degraus ou curvas de nível e existe um grupamento de minúsculas colinas na região central do piso.

Ao leste de Aristóteles localiza-se a cratera de impacto Bürg (diâmetro: 40 Km, Lat: 45.0º N  Long: 28.2º E). Bürg tem 1.8 Km de profundidade e uma grande montanha central.

Dados técnicos da foto:

Autor:

Ricardo José Vaz Tolentino.

Date and Time:      

06/20/2010, 22:27 UT        

Data e Hora:            

20/06/2010, 19h27m;

Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram utilizados filtros.

Telescópio:                        

Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;

Diâmetro Espelho Primário:      

305mm (12”);

Distância Focal:                 

1500mm;

Focal/Ratio - (f/):               

5;

Tripé ou Montagem:                     

Dobsoniana;

Barlow:                                

Celestron Ultima 2X Barlow;

Câmera:                               

Orion StarShoot Solar System Color Imager II;

Bramon

Impacto! BRAMON registra impacto ...
Impacto! BRAMON registra impacto lunar durante eclipse - por Marcelo Zurita.
Caríssimos(as), Gostaria de informar que durante a atividade de observação do Eclipse na Estação Cabo Branco em João Pessoa na madrugada de segunda (21), uma de nossas câmeras registrou um ... Leia mais

Caríssimos(as), Gostaria de informar que durante a atividade de observação do ... Leia mais
23/01/2019
So2

Asteroide (89) Julia em 2019 ...
Asteroide (89) Julia em 2019 (Oposição)!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (89) Julia em 2019! Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos "Aquele que não comunica aos outros o que conhece perece com a murta do deserto, cujo perfume se perde para ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (89) Julia em 2019! Um grande e fraterno abraço, ... Leia mais
23/01/2019
Jbs

RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE ...
RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 - POR ALEXANDRE AMORIM.
RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 OBSERVADOR - ALEXANDRE AMORIM - ESTAÇÃO COSTEIRA 1 - FLORIANÓPOLIS / SC - BRASIL

RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 OBSERVADOR - ALEXANDRE ... Leia mais
21/01/2019
Ecps

COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE ...
COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019?
COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019? Por Helio C. Vital / RJ Na madrugada da próxima segunda-feira, ocorrerá um belo eclipse total com a Lua bem posicionada à meia altura no céu, entre o Norte e o ... Leia mais

COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019? Por Helio C. Vital / RJ Na madrugada ... Leia mais
18/01/2019