Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Revisitando o Mapa do Brasil na Lua, em ‎05‎ de ‎maio‎ de ‎2018.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Revisitando o Mapa do Brasil na Lua, em ‎05‎ de ‎maio‎ de ‎2018.

(créditos: Vaz Tolentino.)

O mapa do Brasil na Lua - The map of Brazil on the Moon

 

ImagemAbrangância da região apresentada nas fotos abaixo, enfocando o Mapa do Brasil na Lua - VTOL.

Cratera C. Mayer D: uma notável semelhança com o mapa do Brasil.

C. Mayer D (Lat: 62.1º N / Long: 18.6º E) é uma cratera de formato irregular, com diâmetro médio em torno de 70 Km e 1,5 km profundidade máxima, localizada no quadrante nordeste, perto do limbo norte da Lua.

À noroeste de C. Mayer D, junto à sua borda, posiciona-se a cratera C. MAYER (coordenadas selenográficas Lat: 63.2º N , Long: 17.3º E, diâmetro: 38 Km, profundidade: 3 Km), da qual C. Mayer D herdou o nome, que foi definido em 1935 pela IAU (International Astronomical Union) em homenagem ao astrônomo e professor tcheco Christian Mayer (1719 – 1783). Analisando as imagens da região, chega-se à conclusão de que C. MAYER é uma cratera mais profunda e mais recente que C. Mayer D, pois suas bordas adentram os limites de C. Mayer D, que tem o piso coberto por lava e as paredes que delimitam seu contorno sofreram desmoronamentos e muitos desgastes provenientes por efeitos de micro impactos.

C. Mayer D apresenta um formato muito semelhante ao mapa do Brasil, inclusive com a presença de um impacto central, que criou a cratera C. Mayer F (coordenadas selenográficas Lat: 62.0º N , Long: 19.5º E), com 9 Km de diâmetro e 1,2 Km de profundidade, justamente na posição de Brasília.

                                                             

Foto executada com apenas 1 frame em 22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02:31:18.

Para encontrar C. Mayer D, parte-se da bela dupla de crateras EUDOXUSARISTOTELES, localizadas logo ao norte dos MONTES CAUCASUS. Traça-se uma reta imaginária em direção ao norte, partindo no centro da cratera EUDOXUS e chegando ao centro da cratera ARISTOTELES. Desse ponto, continua-se com a reta, cerca de uma vez e meia da distância anterior, atravessando o MARE FRIGORIS, até chegar-se à cratera C. Mayer D, na parte do “mapa” que representaria o Estado do Rio Grande do Sul.

                                                    

A distância entre ARISTOTELES e C.Mayer D, de borda a borda, é de aproximadamente 300 Km.

O melhor período para observação de C. Mayer D seria no sexto e sétimo dias após a Lua Nova e no quarto e quinto dias após a Lua Cheia.

Vaz Tolentino Observatório Lunar (www.vaztolentino.com.br) capturou a imagem da cratera C. Mayer D mostrada abaixo, a qual carinhosamente foi “batizada” como “Terra Brasilis”, no dia 22/02/2011, às 02h31m, hora local (4 dias após a Lua Cheia).

Foto executada com 300X de aumento e apenas 1 “frame”, utilizando o telescópio refletor dobsoniano SkyWatcher Flex Tube de 305mm, câmera Orion StarShoot Solar System Color Imaging III Barlow Celestron Ultima 2X.

Nunca antes se tinha ouvido falar sobre o mapa do Brasil na Lua!

Foto: Mapa do Brasil na Lua - Map of Brazil on the Moon.

FotoO Mapa do Brasil na Lua (foto por Tolentino) e o Astronauta Marcos Pontes (foto por joão Marcos).

O astronauta brasileiro Marcos Pontes e o mapa do Brasil na Lua !

Durante o 17º EREA (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), realizado em maio de 2011 em Belo Horizonte, o VTOL (Vaz Tolentino Observatório Lunar), expôs algumas fotografias da Lua. Nessa oportunidade, o astronauta brasileiro Marcos Pontes ficou muito admirado por saber da existência de uma cratera lunar com o formato do mapa do Brasil. O astronauta elogiou muito nossa foto e disse que nunca ouviu falar sobre a existência do “mapa do Brasil na Lua”. Trata-se da Cratera C. Mayer D, fotografada pelo VTOL em fevereiro/2011, carinhosamente “rebatizada”  por nossa equipe como “Terra Brasilis”.

A foto do mapa do Brasil na Lua foi publicada no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day) e no periódico australiano The Maitland Mercury Magazine.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎05‎ de ‎maio‎ de ‎2018, ‏‎02:00:12 (05:00:12 UT) - No detalhe menor: 22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02:31:18.

Jbs

RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE ...
RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 - POR ALEXANDRE AMORIM.
RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 OBSERVADOR - ALEXANDRE AMORIM - ESTAÇÃO COSTEIRA 1 - FLORIANÓPOLIS / SC - BRASIL

RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 OBSERVADOR - ALEXANDRE ... Leia mais
21/01/2019
Ecps

COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE ...
COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019?
COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019? Por Helio C. Vital / RJ Na madrugada da próxima segunda-feira, ocorrerá um belo eclipse total com a Lua bem posicionada à meia altura no céu, entre o Norte e o ... Leia mais

COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019? Por Helio C. Vital / RJ Na madrugada ... Leia mais
18/01/2019
Ceamig

Convite para nova turma do GREC ...
Convite para nova turma do GREC (Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu) do CEAMIG!
Caros(as) amigos(as)! Encaminho para disseminação aos respectivos grupos de Astronomia e pessoas da cidade de Belo Horizonte-MG e região. O CEAMIG, está identificando os interessados em participar da ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Encaminho para disseminação aos respectivos grupos de ... Leia mais
08/01/2019
So2

Blog "Sky and Observers" - janeiro ...
Blog "Sky and Observers" - janeiro 2019
Olá pessoal, Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipses: O Eclipse Total da Lua em 21 de janeiro 2019! O eclipse parcial do Sol em 06 de janeiro de 2019! ... Leia mais

Olá pessoal, Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
08/01/2019