
Informações sobre a Foto
“STONEHENGE, MARSHENGE e MOONHENGE”:
“STONEHENGE, MARSHENGE e MOONHENGE”:
Assistindo a um programa de TV no canal Discovery Science, fiquei sabendo da existência da diferenciada formação "Marshenge", que foi descoberta na superfície do planeta Marte. "Marshenge" é um apelido alusivo ao monumento pré-histórico “Stonehenge” na Inglaterra.
Imagem: O antigo monumento Stonehenge, localizado na Inglaterra, no condado de Wiltshire, na Planície de Salisbury.
Achei o assunto curioso e comecei a pesquisar sobre o tema. Assim, verifiquei que, em setembro de 2015, a imprensa americana começou a publicar muitas notícias sobre a descoberta dessa curiosa pareidolia, que foi apelidada de “Marshenge”. As informações foram amplamente veiculadas pela mídia dos EUA, porém, linkando essa peculiar descoberta à vida extraterrestre em Marte:
“Rochas no estilo Stonehenge foram avistadas em Marte. A formação circular de pedra bizarra no planeta vermelho, lembra o icônico sítio pagão. O círculo de pedras foi avistado em um monte aparentemente elevado, em imagens da superfície marciana, capturadas pela câmera HiRise a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter”.
Imagem: A diferenciada formação marciana apelidada de "Marshenge", em alusão ao antigo monumento terrestre "Stonehenge", na Inglaterra.
“Caçadores de alienígenas afirmam ter avistado um círculo de pedras na superfície de Marte. Eles afirmam que lembra a famosa formação Stonehenge em Wiltshire. No entanto, especialistas alertaram que círculos de pedras também podem se formar naturalmente. É o mais recente de uma longa linha de “objetos” estranhos avistados em imagens de Marte”.
Imagem: A diferenciada formação marciana apelidada de "Marshenge", presenta na superfície de Marte.
Dentre os muitos comentários emitidos por websites ligados a assuntos extraterrestres, Nigel Watson, autor de “The UFO Investigations Manual”, disse que, “Marshenge”, provavelmente fortaleceria a determinação daqueles que acreditam que monumentos antigos como Stonehenge, foram construídos por alienígenas. Ele disse: “Estruturas piramidais têm sido regularmente avistadas em Marte e foram ligadas às antigas pirâmides da Terra. Agora, com “Marshenge”, temos uma ligação com nossas estruturas pré-históricas anteriores”.
Imagem: A peculiar formação marciana apelidada de "Marshenge", presenta na superfície de Marte.
Depois de pesquisar sobre “Marshenge’, lembrei-me que, em 03 de maio de 2016, publiquei no meu site (www.vaztolentino.com) uma foto do que eu hoje chamaria de "Moonhenge".
Descobri o "Moonhenge" após fotografar a jovem cratera de impacto DIONYSIUS (diâmetro: 18 km, profundidade: 1,2 km), que fica na orla oeste do Mare TRANQUILLITATIS, próxima às crateras RITTER e SABINE.
Imagem: Orla oeste do Mare TRANQUILLITATIS, com destaque para a cratera de impacto DIONYSIUS (diâmetro: 18 km, profundidade: 1,2 km).
Encontrei a referida formação na superfície da Lua, investigando as imagens de alta resolução obtidas pela sonda lunar americana LRO, enfocando a cratera jovem DIONYSIUS. Apliquei um zoom no interior dessa “brilhante” (alto albedo) cratera e vasculhei cuidadosamente todos os cantos. Com isso, descobri o "Moonhenge" exatamente onde a seta amarela aponta na imagem abaixo. “Moonhenge” é mais uma das curiosas pareidolias existentes na Lua! É uma interessante e diferenciada formação natural!
O resultado da investigação nas imagens da LRO foi o seguinte: uma notória formação circular composta por encorpadas rochas, com cerca de 100 metros de diâmetro.
Imagem: O interessante cículo concêntrico de rochas, com cerca de 100 metros de diâmetro, que descobri na superfície da Lua e apilidei de "Moonhenge"
Imagem: "Moonhenge" com seus círculos concêntricos de rochas lunares.
Sobre a curiosa e diferenciada formação apelidada por mim de "Moonhenge", não existem referências, tanto na literatura selenográfica, quando nas pesquisas da Internet.
Imagem: Onde encontrar "Moonhenge" no interior da cratera de impacto lunar DIONYSIUS.
O que causaria esse grande aglomerado de rochas lunares dispostas em forma de círculos concêntricos?
As grandes rochas dispostas em formação circular estão assentadas sobre um amplo terraço, criado pelo colapso da borda e da parede interna de DIONYSIUS, ocorridos imediatamente após forte impacto que criou a cratera. Assim, “Moonhenge” possivelmente tenha sido formado por materiais que deslizaram da parede interna da jovem cratera, e terminaram por se acomodar num formato de “henge”.
Imagem: A orla oeste do Mare TRANQUILLITATIS, onde está localizada a cratera de impacto DIONYSIUS.
Foto de frame único da orla leste do Mare TRANQUILLITATIS em 22 de fevereiro de 2011, 02:28:50 LT.