Informações sobre a Foto
SOL na manhã de 09 de agosto de 2024 - Região Ativa AR 3780.
Região Ativa AR 3780 em 09 de agosto de 2024, 08:47:44 (11:47:44 UT):
Coordenadas Heliográficas: Lat: S 12º e Lon: E 10º
Grupamento: 128 manchas solares.
Tamanho: 1.280 Mh (milionésimos do hemisfério visível do Sol) ou aproximadamente 3.891 Milhões de km2 (cerca de 7,6 vezes a superfície total do planeta Terra).
Sobre o SOL:
O Sol não possui corpo esférico sólido. O astro rei é formado por uma estrutura intrincada de seis camadas diferenciadas de plasma. Cada uma das camadas gira com uma velocidade diferente.
Enquanto a superfície do Sol é composta pela camada conhecida como fotosfera, a atmosfera solar é composta pela cromosfera e pela coroa. Já o interior do Sol é composto pelas camadas convectiva e radiativa, além do núcleo.
O campo magnético solar também gira e constantemente se rompe, causando o surgimento periódico de muitas formações (manchas, proeminências, filamentos, plages, etc), fazendo com que a superfície do Sol fique turbulenta e repleta de intensa atividade. Algumas dessas interessantes formações solares só podem ser observadas num comprimento de onda específico.
Sobre Proeminências:
Proeminências solares são formações grandes e brilhantes, que se estendem para fora da superfície do Sol. Caracterizam-se como grandes nuvens incandescentes de gás ionizado, que se projetam a partir da fotosfera em direção à corona solar (atmosfera externa do Sol). Quando estáveis, podem persistir por vários meses, podendo estender-se por centenas de milhares de quilômetros no espaço. Muitas proeminências se projetam em forma de loop. O material do loop que se apresenta vermelho brilhante é o plasma, gás quente ionizado, composto de hidrogênio e hélio.
Se uma proeminência surge no disco solar visível, ela se apresenta mais escura que o fundo circundante (devido à temperatura mais baixa do plasma). Nesse caso, elas são chamadas de filamentos solares.
Sobre Manchas Solares:
As manchas solares são fenômenos temporários (podem durar dias ou semanas) na fotosfera do Sol, que se apresentam como áreas escuras em comparação com regiões vizinhas. Elas podem se expandir ou contrair à medida que se movimentam ao redor da superfície da esfera solar.
Uma região ativa de manchas solares concentra intensa atividade magnética, com diminuição de pressão das massas gasosas, causando redução da temperatura no local, em relação à fotosfera circundante. Por isso, uma mancha solar torna-se menos brilhante e produz um aspecto escuro para quem observa.
Os poderosos campos magnéticos em torno de grandes manchas solares produzem regiões ativas no Sol, que muitas vezes levam a explosões solares ("flares") e até ejeções de massa coronal.
Fotos de frame único em 09 de agosto de 2024.