Informações sobre a Foto
Crateras HIPPARCHUS e HORROCKS.
Cratera HIPPARCHUS:
Diâmetro: 151 Km;
Profundidade: 1,8 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 05° 30′ 00″ S, LON: 04° 48′ 00″ E;
Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4,5 bilhões (logo após o tempo da formação inicial da Lua) até 3,92 bilhões de anos atrás;
Melhor período para observação: Na fase Quarto-Crescente ou 6 dias após a fase Lua Cheia;
Quem foi HIPPARCHUS? Hiparco de Nicéia (190 aC - 125 aC), foi um astrônomo, geógrafo e matemático grego do período helenístico. Ele é considerado o fundador da trigonometria. Foi o autor do primeiro catálogo de estrelas.
A grande cratera HIPPARCHUS é outro exemplo que pode ser classificado com "planície murada", devido ao seu tamanho. Essa enorme e velha cratera de paredes desgastadas e na maioria baixas, somente recebe algum destaque quando recebe a luz solar sob um ângulo baixo.
O contorno das bordas de HIPPARCHUS apresenta notória evidência de erosões e ruínas em todo o seu caminhamento. A continuidade de seu aro é interrompida por depressões e lacunas, e as bordas remanescentes não alcançam grande altitude.
HIPPARCHUS consiste numa circunferência imperfeita, apresentando aproximadamente de 170 Km na direção NE - SW e 140 Km na direção NW - SE, como se fosse um losango de lados curvos.
Ilustração: A velha e ampla cratera HIPPARCHUS, com suas paredes desgastadas. Seu piso hospeda a cratera HORROCKS e duas crateras fantasmas (Hipparchus P e Hipparchus X). O perfil altimétrico SW – NE abrangendo HIPPARCHUS, Hipparchus X e HORROCKS também é apresentado. Foto e perfil por VTOL.
O piso interno de HIPPARCHUS tem aspecto liso, pois foi inundado por lava, porém é um pouco irregular por apresentar algumas ondulações e rugosidades. Perto do centro de seu piso interno existe um semicírculo dos resquícios do aro de uma antiga cratera soterrada na lava. O ponto mais alto desse aro chega a atingir cerca de 900 m em relação à superfície circundante e existe uma concavidade no interior desse semicírculo. Essa cratera chama-se Hipparchus X e tem cerca de 17 Km de diâmetro. Existem também no piso interno de HIPPARCHUS algumas possíveis crateras fantasmas e a presença de finos e rasos canais, difíceis de serem detectados.
A cratera de impacto HORROCKS (diâmetro: 30 Km, profundidade: 3 Km) "hospeda-se" no quadrante nordeste do piso interno de HIPPARCHUS, indicando com isso ser mais jovem que HIPPARCHUS. HORROCKS tem formato um pouco irregular, piso ondulado, paredes internas estruturadas em terraços e um minúsculo pico central.
Foto: O belo conjunto de crateras PTOLEMAEUS, AMMONIUS, ALPHONSUS, ARZACHEL, ALPETRAGIUS, ALBATEGNIUS, KLEIN, HIPPARCHUS, HORROCKS e HERSCHEL, situadas próximas do centro do disco lunar da face visível. Foto executada por VTOL em 01 de maio de 2013, 03:38:36 (06:38:36 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 15 de março de 2020, 01:34:32 (04:34:32 UT).