Informações sobre a Foto
Início do Eclipse Solar Total (parcial no Brasil) de 02/07/2019.
ECLIPSE SOLAR TOTAL (NO BRASIL COM VISÃO PARCIAL) EM 02 DE JULHO DE 2019.
Em várias partes do Chile e da Argentina, observadores testemunharam um belo Eclipse Solar Total, com a Lua bloqueando a visão do Sol (com exceção da fina corona solar). Em outras partes da América do Sul, observadores testemunharam um eclipse parcial, com a Lua dando uma "mordida" no Sol (foi isso que vimos aqui no Brasil).
Saímos de Belo Horizonte (eu, juntamente com amigos Tavares e Pedersoli) com o objetivo de registar o início do Eclipse Solar Total de 02/07/2019. Rumamos em direção ao “Topo do Mundo”, uma alta serra na divisa dos municípios de Nova Lima e Brumadinho, onde existe uma rampa para prática de paraglider, local que teríamos o horizonte oeste desobstruído.
Pegamos trânsito pelo caminho e uma obra de recapeamento na estrada, o que causou lentidão na viagem. Chegamos ao alto da serra pouco tempo antes do início do eclipse. O céu estava muito nublado e o horizonte apresentava densas nuvens escuras. Isso tornou-se um sério problema, pois o Eclipse começaria para nossa posição de observação, próximo do horizonte, durante o ocaso do Sol, às 17:07:42 [20:07:42 UT] (efemérides por: Antônio Campos/MG e Hélio C. Vital/RJ).
Rapidamente montamos nosso “acampamento astronômico” no alto da serra "Topo do Mundo" (foto abaixo). Ligamos o computador, posicionamos as câmeras fotográficas, pegamos o binóculos Octans 8 X 56 com filtro Baader de luz branca e instalamos dois telescópios refratores em suas respectivas montagens Alt-Azimutais:
1 Coronado SolarMax II 60 mm com duplo filtro H-Alpha (montagem Vixen Porta II);
1 Baader Scopos APO 66 mm com filtro Baader de luz branca (montagem Sky-Watcher AZ3).
O Coronado SolarMax II estava destinado às fotografias do Eclipse e o Baader Scopos para a observação. Porém, devido às questões de redução de luminosidade por causa das nuvens, acabamos por fazer uso dos dois tipos de filtros, para executarmos as fotografias.
Montamos nossa plataforma de observação nas seguintes coordenadas geodésicas (imagem de satélite abaixo):
LAT: S 20° 11' 37.50"
LON: W 043° 58' 46.40"
ALTITUDE: 1.464 m
Infelizmente, devido às densas nuvens no horizonte, que dificultaram a observação em nossa região, não conseguimos registrar com qualidade e nitidez, toda a sequência da fase inicial do Eclipse Solar Total (parcial no Brasil). Lamentável!
Obs.: Fotos do Eclipse executadas com apenas 1 frame cada.
Imagem: Nossa plataforma de observação (Serra "Topo do Mundo" - LAT: S 20° 11' 37.50" <> LON: W 043° 58' 46.40" <> ALTITUDE: 1.464 m.
Foto: A equipe de observação e registro da fase inicial do Eclipse Solar Total de 02 de julho de 2019 (da esquerda para direita: Pedersoli, Vaz Tolentino e Tavares).
Composição de imagens: 3 etapas, através das nuvens, do início do Eclipse Solar Total de 02/07/2019.
Foto: O ocaso do SOL durante o Eclipse, mostrando a quantidade de nuvens presentes no momento do espetáculo.
Foto: Vaz Tolentino e o acampamento astronônico para observação do início do eclipse solar de 02/07/2019.
Composição com fotos executadas com apenas 1 frame.