Informações sobre a Foto
Super JÚPITER em aproximação máxima da Terra - 10/05/2018
Super JÚPITER em aproximação máxima da Terra - 10/05/2018.
(créditos: Vaz Tolentino.)
Júpiter atingiu hoje, 10 de maio de 2018 às 9h da manhã (hora local), o ponto mais próximo da Terra em dois anos, numa distância de aproximadamente 658 milhões de Km ou cerca de 4,39 UA.
Júpiter se apresenta muito brilhante no céu noturno de hoje, pois encontra-se em sua aproximação máxima da Terra, apenas dois dias depois que o gigante gasoso se alinhou perfeitamente com a Terra em oposição ao Sol.
Na prática, no entanto, Júpiter orbita muito mais longe no Sistema Solar do que a Terra, a uma distância média do Sol de 5,20 vezes a da Terra. Assim, seu tamanho angular não varia muito, conforme ele alterna entre oposição e conjunção solar.
A razão pela qual a máxima aproximação não aconteceu durante a oposição, é porque os dois planetas não compartilham de órbitas perfeitamente circulares. Na realidade, os dois têm órbitas elípticas, que estão quase no mesmo plano, porém elas são desiguais o suficiente para causar diferenças. Além disso, enquanto a Terra demora 365,256 dias para completar uma viagem ao redor do Sol, Júpiter completa sua órbita em 11,862 anos ou 4.332,6 dias.
Nesse perigeu de hoje, Júpiter está a uma distância de aproximadamente 4,40 UA, seu disco mede cerca de 44,7 arco-segundos de diâmetro e brilha numa magnitude de -2,5.