Informações sobre a Foto
Cratera ERATOSTHENES e o Montes APENNINUS.
O destacado conjunto de montanhas dos Montes APENNINUS localiza-se na orla sudeste do Mare IMBRIUM. A cordilheira imprime uma leve curva, iniciando próximo da cratera ERATOSTHENES e seguindo na direção nordeste. A cratera de impacto de morfologia complexa ERATOSTHENES (diâmetro: 58 Km, profundidade: 3,6 Km) está situada no estremo sul da cordilheira dos Montes APENNINUS, bem na fronteira entre o Mare IMBRIUM e o Sinus AESTUUM.
Na realidade a cordilheira Montes APENNINUS é apenas uma pequena seção ou seguimento que marca a borda da vasta bacia IMBRIUM. Essa grande bacia depois foi inundada por lava e ficou conhecida como Mare IMBRIUM, que é o segundo mar de lavas da Lua (atrás apenas do Oceanus PROCELLARUM). Montes APENINNUS contém a mais alta montanha da face visível da Lua, o Mons HUYGENS, com seus 5,5 km de altitude.
Foto acima executada com apenas 1 frame em 11 de novembro de 2013, 21:53:39.
Foto executada com apenas 1 frame em 29 de maio de 2012, 19:01:56 (22:01:56 UT).
Equipamento utilizado:Telescópio Dobsoniano Sky-Watcher Collapsible 12" (diâmetro: 305 mm), Dist. Focal: 1500mm, Razão Focal: f/4.9 + Celestron Ultima 2X Barlow + Orion StarShoot Solar System Color Imaging Camera III.