Informações sobre a Foto
A grande cratera MAUROLYCUS nas terras altas do quadrante sudeste.
Cratera MAUROLYCUS:
Diâmetro: 114 Km;
Profundidade: 4,7 Km;
Período geológico lunar: Nectárico (de 3,92 bilhões até 3,85 bilhões de anos atrás).
Coordenadas Selenográficas: LAT: 41° 48′ 00″ S, LON: 14° 00′ 00″ E.
Melhor período para observação: 6 dias após a Lua nova ou 5 dias após a Lua cheia.
Nome em homenagem a Francesco Maurolico (1494 – 1575), que foi um matemático italiano, que se opunha à teoria de Copernicus.
MAUROLYCUS é uma grande cratera de impacto de morfologia complexa, com paredes internas estruturadas em curvas de nível (terraces), localizada nas terras altas do setor sudeste da face visível da Lua, que é uma região ricamente cravejada de crateras.
MAUROLYCUS apresenta piso interno plano e liso, inundado por lava, que hospeda muitas crateras pequenas, com destaque para Maurolycus J (diâmetro: 9 Km) e Maurolycus L (diâmetro: 6 Km), próximas do centro, e Maurolycus A (diâmetro: 15 Km), por sobre a borda sul e parte do piso.
MAUROLYCUS possui uma montanha de pico duplo fora do centro do piso interno, um pouco para o norte, cujo pico mais alto se eleva por cerca de 1.800 m por sobre o fundo do piso da cratera. As bordas de MAUROLYCUS são desgastadas por impactos subsequentes e, além disso, essa grande cratera possui dupla parede em seu lado sudoeste. Essa dupla parede nos dá indícios que o impacto que criou MAUROLYCUS ocorreu por sobre parte de uma antiga cratera que já existia no local.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 02:21:52.