A s t r o n o m i a : CIÊNCIA DO ONTEM, DO HOJE E DO AMANHÃ !
A s t r o n o m i a : CIÊNCIA DO ONTEM, DO HOJE E DO AMANHÃ
Por Nelson Travnik
A astronomia é o poema da vida. Nossa origem como nosso destino sempre estiveram ligados aos astros. Afinal somos poeira de estrelas e nossa química deriva de explosões estelares. A verdade do universo é pois a verdade da vida. A luz que chega das estrelas nos leva a refletir sobre a efemeridade da vida. Por isso a astronomia nos toca mais intimamente do que se crê em geral e de todas as ciências é aquela que mais nos possibilita reconduzir a espiritualidade. Seu conhecimento mesmo elementar, é a única forma que nos permite subsídios para que possamos entender a razão da nossa breve existência neste belo planeta azul. Desconhecer pois o lugar que ocupamos nesse imenso universo e as belezas que nos envolve é o mesmo que atravessar regiões maravilhosas sem mesmo indagar por onde estamos passando. Infelizmente a indiferença da maioria das pessoas assemelha-se a dos crustáceos que creem não haver nada mais além da superfície do mar.
A astronomia aliada a tecnologia nos permite hoje avançar nos mais longínquos locais do universo e detectar a presença de planetas ao redor de estrelas. Podemos assim começar a formular a questão fundamental que a todos fascina : estamos sós no universo? existe vida em outros locais do universo? A mais antiga das ciências, estuda nossas origens mais longínquas e tenta prever o futuro do nosso sistema solar, da Via Láctea e de todo o universo. Assim é a única ciência apta a responder as três perguntas que mais aguçam a inteligência humana : de onde vim, onde estou e para onde vou. É por conseguinte a ciência do ontem, do hoje e do amanhã. Nenhum pensamento filosófico ou crença sobreviverá se não estiver alinhada com as descobertas da ciência astronômica. É ela que forneceu e ainda fornece os parâmetros indispensáveis para a astronáutica, propiciando incontáveis benefícios para a humanidade. O que seria o mundo atual sem as radiocomunicações por satélites, os alertas meteorológicos, o posicionamento global e o monitoramento da Terra sem a rede de satélites? Certamente o mundo atual entraria em colapso. Outrossim é válido lembrar que o alerta a qualquer ameaça do espaço exterior é tarefa de alguns observatórios tanto em terra como no espaço. Nossa própria sobrevivência no futuro irá pois depender desse alerta. A astronomia contribui também para conscientização da fragilidade do nosso planeta e com isto reforçar os esforços na preservação do meio ambiente. Ela estuda as origens, os eventos apocalípticos e os grandes mistérios. É a tentativa mais arrojada de humanidade para a compreensão do mundo em que vivemos. Por isso, como muito bem definiu Laplace “ela é o mais belo monumento do espírito humano”.
Nelson Travnik é astrônomo dos observatórios municipais de Americana e Piracicaba,SP e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.