A LROC (Lunar Reconnaissance Orbiter Camera), um dos instrumentos embarcados na Sonda Lunar LRO ( Lunar Reconnaissance Orbiter), fornece aos cientistas imagens estéreo em 3ª. Dimensão!
Imagens estéreo em terceira dimensão da LROC, fornecem aos cientistas informações críticas para desvendar a física envolvida nos eventos de impacto.
Imagem: Mapa do relevo da cratera LINNÉ (2,2 Km de diâmetro) codificado por cores, criado a partir de um modelo topográfico estéreo NAC (Narrow Angle Camera) da LROC. As cores representam elevações. Cores frias são locais mais baixos e as cores quentes são locais mais elevados [NASA / GSFC / Arizona State University].
Foto: A minúscula cratera LINNÉ (diâmetro: 2,2 Km) fotografada pelo Vaz Tolentino Observatório Lunar em 22/02/2011, às 02h06m.
Imagem: Cratera LINNÉ - LRO/NASA.
LINNÉ (2,2 km de diâmetro) é uma cratera de impacto muito jovem e muito bem preservada. A equipe científica da LROC apresentou uma primeira análise da topografia da cratera Linné, no “Lunar and Planetary Science Conference” no início de março/2011.
O modelo topográfico de alta resolução também fornece os meios para obter vistas sintéticas da cratera a partir de qualquer ângulo. Com a criação de centenas de visões e, alterando ligeiramente o ponto de vista de cada imagem, uma impressionante vista aérea em torno da cratera aparece no vídeo!
Confira esse excelente vídeo da cratera LINNÉ em:
http://www.youtube.com/watch?v=s3w4TgQHbJM&feature=player_embedded