A HISTÓRIA DO SISTEMA SOLAR ENTERRADA NA LUA
Pistas sobre a evolução do Sol e da jornada do Sistema Solar através de nossa galáxia, podem estar guardadas sob a superfície lunar.
Diferentemente da superfície da Terra, que é constantemente alterada por erosões (chuva e vento) e movimentos de placas tectônicas, a superfície da Lua é antiga e cheia de cicatrizes, ostentando algumas das maiores crateras de impacto do Sistema Solar. O conjunto de crateras nos conta a história do pesado bombardeio sofrido no passado pela Lua e, também, sofrido pelos planetas do Sistema Solar, logo após a formação dos mesmos. Esse período de intenso bombardeio provavelmente atrasou a época de início da vida em nosso planeta.
Porém, existia uma abundância de outros perigos em nossa galáxia que representaram uma ameaça ao longo da história da vida na Terra. Novas pesquisas sugerem que a Lua mantém o registro de alguns desses perigos, como por exemplo, os prováveis efeitos de uma explosão de raios gama (que causariam danos sobre os ecossistemas da Terra) e o encontro com nuvens moleculares interestelares que vagavam sem rumo pela galáxia (essas densas nuvens de gás e poeira significariam o caos para o delicado equilíbrio do ambiente terrestre, caso o sistema solar, em sua longa órbita ao redor do centro da galáxia, atravessasse uma delas).
Foto: Crateras e material abaixo da superfície lunar, proporcionará uma visão fascinante sobre a história do nosso Sistema Solar - foto: Missão Apollo 17 - NASA.
Algumas das grandes extinções em massa acontecidas na Terra, devem ter sido causadas por catástrofes cósmicas como explosões de raio gama e nuvens moleculares interestelares (além dos grandes impactos de asteróides e cometas). Porém, os cientistas não sabem realmente com que freqüência esses eventos aconteciam, ou como isso mudou com o passar de bilhões de anos. Os registros preservados na Lua serão capazes de ajudar a solucionar essas dúvidas.
A análise do material abaixo da superfície lunar, poderá nos permitir vislumbrar os bilhões de anos da história do Sistema Solar.
Futuras missões tripuladas ou robotizadas desembarcarão na superfície lunar e prospectarão fundo até ao nível "paleoregolitico", revelando os segredos que a Lua esconde. Diferentes pontos devem ter sido enterrados por fluxo de lava em épocas diferentes, permitindo aos pesquisadores desvendar a história do Sistema Solar, para acompanhar a evolução do Sol e as épocas dos eventos astrofisicos extremos, ao longo de bilhões de anos.
Fonte: Sky at Night Magazine.