28 de janeiro de 1986: A tragédia do ônibus espacial “Space Shuttle Challenger”, que explodiu após o lançamento.
Há 32 anos, em 28 de janeiro de 1986, aconteceu a tragédia do ônibus espacial “Space Shuttle Challenger”, que explodiu após o lançamento e vitimou os 7 astronautas tripulantes.
Em 28 de janeiro de 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu pouco depois do lançamento (73 segundos após), lamentavelmente vitimando os sete astronautas tripulantes. O ônibus espacial desintegrou-se sobre o Oceano Atlântico, ao largo da costa de Cabo Canaveral, na Flórida / EUA.
O acidente tirou as vidas do comandante da missão STS-51L Dick Scobee, do piloto Michael J. Smith; dos especialistas da missão Judith Resnik e Ronald Erwin McNair (o segundo afro-americano a voar no espaço), dos especialistas em carga útil Gregory Jarvis e Christa McAuliffe (que foi selecionada para ser a primeira professora no espaço) e do especialista em experimentos Ellison Onizuka (primeiro asiático americano e a primeira pessoa da ascendência japonesa a chegar ao espaço).
A NASA divulgou mais tarde que duas juntas “O-rings” de borracha, que foram projetadas para separar as seções de impulso do foguete falharam, devido à temperatura fria na manhã do lançamento.
O desastre resultou em um hiato de 32 meses no programa de ônibus espacial, uma vez que a NASA trabalhou para redesenhar a espaçonave, para evitar que outra tragédia como essa voltasse a acontecer.