Invasão Soviética.
Chegamos lá novamente, mais um pódio no LPOD (Lunar Photo Of the Day), desta vez com a "Invasão Soviética" !
Por favor, dê uma olhada em:
http://lpod.wikispaces.com/October+6%2C+2013
Muito obrigado!
SOBRE AS MISSÕES LUNARES SOVIÉTICAS:
Os soviéticos por muitas vezes foram pioneiros em suas conquistas na “corrida espacial” contra os Estados Unidos durante a “guerra fria”. Os exemplos não faltam:
- Os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite artificial na órbita da Terra (Sputinik 1, 1957);
- os primeiros a colocar uma nave espacial próxima da Lua (sonda Luna 1, 1959 - chegou a menos de 6.000 Km);
- os primeiros a conseguir atingir a superfície lunar com um objeto fabricado pelo homem (impacto programado da sonda Luna 2, em 1959).
- os primeiros a fotografar o lado oculto da Lua (sonda Luna 3, em 1959);
- colocaram o primeiro homem no espaço (Cosmonauta Iuri Gagarin, em 1961, a bordo da apertada capsula Vostok 1);
- os primeiros a executar um pouso suave de uma sonda espacial na Lua (sonda Luna 9, em 1966).
- os primeiros a colocar um satélite artificial na órbita lunar (Luna 10, em 1966);
- os primeiros a colocarna superfície lunar dois veículos exploradores (“rovers”) que rodavam controlados remotamente (Lunokhod 1 em 1970 e Lunokhod 2em 1973), levados para a superfície lunar a bordo das sondas Luna 17 e Luna 21).
Realmente, naqueles tempos, por detrás da “cortina de ferro” a extinta União Soviética era uma grande potência na área da tecnologia espacial.
As missões das sondas lunares da série Luna (Lunik):
O programa Luna, também chamado de Lunik, consistiu de uma série de missões robóticas enviadas à Lua pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, entre 1959 e 1976. Foram lançadas quarenta e quatro sondas dessa série. Desse total apenas vinte e quatro espaçonaves receberam formalmente designação de "Luna", embora vinte outras tivessem sido lançadas e não foram reconhecidas publicamente na época, por não terem atingido a órbita lunar.
Algumas das sondas foram projetadas para orbitarem a Lua e outras para pousarem na superfície lunar. Quinze delas obtiveram sucesso e algumas realizaram ações inéditas para a época. As sondas também executaram muitos experimentos, estudando a composição química, radiação, temperatura e a gravidade lunar.