Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Cratera de Impacto ERATOSTHENES.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Cratera de Impacto ERATOSTHENES.

(créditos: Vaz Tolentino.)

ERATOSTHENESCratera (diâmetro: 58 km, profundidade: 3,43 km):

Coordenadas Selenográficas: LAT: 14° 28′ 12″ N, LON: 011° 19′ 12″ W. 

Período Geológico Lunar: Eratosteniano (de -3,2 bilhões a -1,1 bilhão de anos atrás).

Melhores períodos para observação: Um dia após à fase quarto crescente ou na fase quarto minguante.

Quem foi ERATOSTHENES? Eratosthenes de Cyrene (275 aC - 195 aC ) foi um matemático, geógrafo e astrônomo grego. Ele foi o primeiro a usar a palavra "geografia" em grego e inventou essa disciplina como nós a entendemos hoje. Ele foi o primeiro a determinar com relativa precisão a circunferência da Terra.

A destacada cratera de impacto de morfologia complexa ERATOSTHENES está situada no extremo sul da cordilheira dos MONTES APENNINUS (extensão: 600km, altitude máxima: 5,5 km), bem na fronteira entre o MARE IMBRIUM (diâmetro: 1.123 km) e a baía do SINUS AESTUUM (diâmetro: 316,5 km).

ERATOSTHENESpossui aro circular bem definido, com encostas altas e íngremes. Suas paredes internas são esculpidas em terraços (como se fossem grandes degraus).  Os terraços foram formados quando as faces de dentro das paredes entraram em colapso e deslizaram por toda a circunferência interna. Isso ocorreu, principalmente, logo após ao impacto que a criou.

A borda externa apresenta encostas fortificadas no seu entorno, criada por materiais escavados e ejetados durante o impacto. A cratera ERATOSTHENES não possui sistema de raios brilhantes.

O piso interno de ERATOSTHENES é irregular e um pouco rugoso, apresentando uma montanha central com alguns picos. Picos centrais ocorrem em crateras complexas, como resultado da ação de camadas interiores da superfície, que reagem contra o forte impacto inicial do corpo que criou a cratera. Picos centrais quando emergem desprendem energia que pode até mesmo ajudar a causar deslizamentos para formar terraços nas bordas internas, além de depositar escombros ou pedregulhos ao longo do piso interno da cratera.

Na década de 1960, a cratera ERATOSTHENES foi identificada pelos cientistas americanos Gene Shoemaker e Robert Hackman, através de parâmetros de estratigrafia (ciência que determina as idades relativas de materiais geológicos, observando as relações de sobreposição entre as diferentes unidades geológicas), como um importante marcador geológico na história da Lua, delimitando o período da escala de tempo lunar mais longo (Período Eratostheniano), estimado dentro do intervalo que varia entre 3,2 bilhões a 1,1 bilhão de anos atrás.

Foto de frame único.

Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023