Informações sobre a Foto
SANTOS-DUMONT: Cratera que imortaliza a memória do brasileiro
Cratera SANTOS-DUMONT:
Diâmetro: 8 Km;
Profundidade: 2 Km (apesar de fontes oficiais indicarem 2 Km de profundidade, a medição do Perfil Altimétrico N - S do LRO QuickMap, indica 2,63 Km de profundidade máxima) ;
Coordenadas selenográficas: LAT: 27° 42′ 00″ N, LON: 04° 48′ 00″ E.
Período geológico lunar: Eratosteniano (Eratosthenian): 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.
Melhor período para observação: quarto-crescente ou 6 dias após a Lua cheia.
SANTOS-DUMONT é uma pequena cratera de impacto de morfologia simples que está localizada na margem leste do Mare IMBRIUM, mais especificamente nas montanhas do Promontorium FRESNEL, que fazem parte da grande cordilheira conhecida como Montes APENNINUS. A cratera SANTOS-DUMONT posiciona-se cerca de 20 Km ao norte da maciça montanha Mons HADLEY, que também compõe os Montes APENNINUS.
O impacto que criou SANTOS-DUMONT aconteceu na lateral de uma montanha (superfície inclinada). Por isso, suas bordas sul e sudeste são mais altas que as demais. SANTOS-DUMONT tem formato de tigela, com encostas internas íngremes e piso interno arredondado com o fundo plano e liso. Essa cratera tão especial para os brasileiros posiciona-se a 54 Km do local de alunissagem da missão Apollo 15.
Sobre Alberto Santos-Dumont:
Alberto Santos-Dumont (1873-1932) foi um inventor brasileiro pioneiro da aviação mundial, considerado o “pai da aviação”. Santos-Dumont é reconhecido como herói nacional que construiu e voou, pela primeira vez na história, uma aeronave de asas fixas, mais pesada que o ar, autopropulsada, nominada 14-Bis (também conhecido como Oiseau de Proie - Ave de Rapina). O primeiro voo do avião 14-Bis ocorreu em 12 de novembro de 1906, em Paris, França. Pela primeira vez no mundo um aparelho mais pesado que o ar realizou um voo completo, decolando, voando e pousando.
Em 1976, a International Astronomical Union (IAU) definiu o nome SANTOS-DUMONT, para uma pequena cratera de impacto lunar, para imortalizar a memória do inventor brasileiro Alberto Santos-Dumont. A referida cratera era inicialmente nominada como Hadley B.
Na descrição da nominação oficial feita pela IAU, para essa pequena formação lunar com 8 Km de diâmetro, está especificado que, Alberto Santos-Dumont, foi apenas, um engenheiro aeronáutico brasileiro, e não o “Pai da Aviação”. Lamentável!
Porém, a partir da semente plantada por Alberto Santos Dumont, hoje podemos viajar de um continente ao outro em poucas horas, o homem conseguiu pisar na Lua e as sondas espaciais robóticas visitam planetas distantes.
Composição: A cratera SANTOS-DUMONT fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.
Imagem: O perfil Altimétrico NW - SE da cratera SANTOS-DUMONT - NASA / LRO QuickMap.
Imagem: O perfil Altimétrico N - S da cratera SANTOS-DUMONT - NASA / LRO QuickMap.
Foto: Uma pequena cratera para um grande homem. Composição fotográfica mostrando a pequena e modesta cratera SANTOS-DUMONT, com 8 Km de diâmetro, bem aquém da importância e relevância do grande "Pai da Aviação". Foto do detalhe retangular executada em 19 de junho de 2010, 19:24:46 e foto maior em 20 de junho de 2010, 19:31:54. Fotos com apenas 1 frame executadas porVTOL.
Foto executada com apenas 1 frame em 19 de junho de 2010, 19:24:46 (22:24:46 UT).
SANTOS-DUMONT ( LAT: 27° 42′ 00″ N, LON: 04° 48′ 00″ E) é uma cratera de impato de morfologia simples, com 8 Km de diâmetro e 2,63 Km de profundidade máxima, localizada nas montanhas do Promontorium (cabo) Fresnel, que faz parte da grande cordilheira conhecida como Montes Apenninus, na margem leste do Mare Imbrium. Santos Dumont posiciona-se cerca de 30 Km a nordeste da montanha maciça Mons Hadley, que também compõe os Montes Apenninus.
Perfil Oeste - Leste e Perfil Norte - Sul
O "Pai da Aviação", Alberto Santos Dumont (1873 - 1932).
Santos-Dumont tem formato circular de "tigela" (bowl shape), piso arredondado e encostas internas íngremes.
A cratera localiza-se cerca de 60 Km do local de pouso da missão Apollo 15.
O "Pai da Aviação", Alberto Santos Dumont (1873 - 1932).
Esta cratera originalmente, chamava-se Hadley B. Porém, em 20 de julho de 1973, no auditório do National Air and Space Museum do Smithsonian Institution (Washington D.C. / USA), com a presença de seu diretor, o ex-astronauta da Apollo 11, Michael Collins, a IAU (International Astronomical Union) concedeu ao "Pai da Aviação" uma eterna e universal homenagem, "rebatizando" a pequena cratera Hadley B como SANTOS-DUMONT. Porém, o nome definitivo SANTOS-DUMONT, só viria a ser registrado oficialmente pela IAU no ano de 1976.
Essa homenagem aconteceu por grande empenho da aviadora pioneira brasileira Anésia Pinheiro Machado ((1902 - 1999), primeira mulher a se habilitar e a trabalhar como aviadora no Brasil), junto à comunidade aeronáutica mundial.
A primeira aviadora brasileira Anésia Pinheiro Machado.
O dia escolhido para a homenagem (20 de julho) marcava a data em que o homem pela primeira vez pisou na Lua (1969) e os dias dos nascimentos de Alberto Santos Dumont (1873 - centenário do nascimento) e seu pai Henrique Dumont (1832).
Foto executada com apenas 1 frame em 16 de junho de 2013, 19:09:22 (22:09:22 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 16 de junho de 2013, 19:00:48 (22:00:48 UT).