Informações sobre a Foto
Sinus IRIDUM em dois tempos.
Sinus IRIDUM:
Baia do Arco-Íris.
Diâmetro: 249 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 44° 06′ 00″ N, LON: 31° 30′ 00″ W.
Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (Late Imbrian): 3,8 bilhões até cerca de 3,2 bilhões de anos atrás.
Melhor período de observação: 3 dias após o quarto-crescente ou 2 dias após o quarto minguante.
Sinus IRIDUM (baia do arco-íris) é uma gigante e bela baia de lava que criou um interessante diferencial na borda noroeste do Mare IMBRIUM.
Os extremos leste e oeste dos Montes JURA terminam em dois cabos ou promontorium. O pedaço protuberante no lado oeste de Sinus IRIDUM que adentra o Mare IMBRIUM é conhecido como Promontorium HERACLIDES (LAT: 40.3o N LON: 33.2o W). Essa estrutura tem cerca de 1.700m de altitude. Do lado leste de Sinus IRIDUM, a protuberante parte que avança por sobre o Mare IMBRIUM, é conhecido como PromontoriumLAPLACE (LAT: 46.0o N LON: 25.8o W) e tem mais de 2700m de altitude.
O Promontorium HERACLIDES foi o local onde Giovanni Domenico CASSINI representou a misteriosa “dama na Lua” em seu famoso mapa lunar de 1680.
Sinus IRIDUM é uma destacada baía que possui algumas ondulações ou cristas de lavas (em latim dorsa) em sua área interior. Minúsculas crateras de impacto de morfologia simples também estão presentes.
Sinus IRIDUM é uma enorme cratera de impacto na qual a borda sudeste inclinou em direção ao centro da bacia IMBRIUM e foi posteriormente coberta por lavas do Mare IMBRIUM. O Promontorium HERACLIDES diminuiu de altura, o que sugere uma inclinação. Porém, o Promontorium LAPLACE, que é oposto ao Promontorium HERACLIDES, é enorme e maciço, dando evidências de que a borda desaparecida de Sinus IRIDUM sofreu realmente um desnível, que a rebaixou e a fez desaparecer posteriormente sob as lavas.
Essa região é considera uma das mais lindas da paisagem lunar e é circundada de norte a oeste por uma muralha (cordilheira) bem preservada, conhecida como Montes JURA. Os Montes JURA formam um semicírculo em torno do Sinus IRIDUM e são os remanescentes da enorme borda da antiga cratera de 249 Km de diâmetro que deu origem à baia do Sinus IRIDUM.
Foto: A bela paisagem do quadrante noroeste lunar, apresentando a proeminente baía do arco-íris (Sinus IRIDUM) e seus dois cabos (promontorium) HERACLIDES e LAPLACE. Foto executada por VTOL em 04 de março de 2012, 21:42:38.
Dependendo da libração lunar e da fase, pode acontecer que os picos mais altos da cordilheira dos Montes JURA fiquem iluminados pela luz solar, enquanto a área interna de Sinus IRIDUM permanece no escuro. Essa configuração visual lembra muito uma alça no quadrante noroeste da Lua.
Sobre os Montes Jura e junto à parte externa da margem norte de Sinus IRIDUM, encontra-se a cratera BIANCHINI (diâmetro: 38 Km, profundidade: 3,1 Km, LAT: 48.7o N e LON 34.3o W). O impacto que escavou BIANCHINI, próximo da borda dos Montes JURA, empurrou material da cordilheira para o piso interno de SinusIRIDUM. A parede interna e o piso da cratera BIANCHINI são irregulares. Existe a presença de uma pequena montanha central no piso interno dessa cratera.
Composição: Fotos executadas com apenas 1 frame cadas em (foto menor): 04 de março de 2012, 21:42:38 (00:42:38 UT) e (foto maior): 17 de abril de 2016, 21:41:28 (00:41:28 UT).