Informações sobre a Foto
Provável cratera fantasma (No. 5) junto à cratera TRIESNECKER
Provável cratera fantasma junto da cratera TRIESNECKER, a nordeste do Sinus MEDII:
Revendo meus arquivos de selenofotos, deparei-me com uma imagem executada em 24 de agosto de 2012, às 19:25:02 (22:25:02 UT), onde foi revelado uma formação bastante sutil, que não aparece em outras imagens feitas pelo VTOL dessa mesma região!
A tal formação caracteriza-se como uma cratera fóssil, posicionada junto à borda sudoeste da cratera TRIESNECKER (diâmetro: 26 Km, profundidade: 2,76 Km). Com a aplicação da ferramenta de perfil altimétrico do LRO QuickMap por sobre a suposta cratera fantasma, foi constatado uma real concavidade.
As medições fornecidas pelo LRO QuickMap são os seguintes:
Diâmetro: aproximadamente 23 Km.
Profundidade máxima: aproximadamente 160 m.
Coordenadas Selenográficas: LAT: 3.3130º N, LON: 2.4270º E.
A provável formação fantasma ou fóssil localiza-se entre as crateras TRIESNECKER e CHLADNI (a sudoeste de TRIESNECKER e a sudeste de CHLADNI). Ela encontra-se inundada por lava basáltica proveniente do SINUS MEDII, ou seja, essa suposta cratera fantasma é mais antiga que as lavas do Sinus MEDII.
Aparentemente não existem resquícios de um pico central. Alguns segmentos remanescentes do aro original da cratera fantasma afloram por sobre a lava circundante. Existem duas minúsculas crateras na superfície interior da provável cratera fantasma, uma por sobre sua borda sul, conhecida como TRIESNECKER J (diâmetro: 3,3 Km e profundidade: 490 m) e outra por sobre a borda sudeste, conhecida como TRIESNECKER H (diâmetro: 2,5 Km e profundidade: 460 m).
Devido à sua rasa profundidade (apenas 170 m), essa provável cratera fantasma é muito difícil de ser identificada através de uma ocular. Porém, o efeito do contraste proporcionado pelas diferenças dos albedos do aro e da superfície do Sinus MEDII, foi a pista para sua detecção.
Pesquisando imagens orbitais dessa região capturadas com a luz solar alta pela espaçonave APOLLO 10 e pela sonda Lunar Orbiter 4, constatamos que essa provável cratera fantasma não se revela! Além disso, essa sutil formação não aparece em literatura técnica, mapas ou atlas lunares, e não é catalogada pela IAU (International Astronomical Union).
Foto: A provável cratera fantasma localizada nas lavas do Sinus MEDII, junto à borda sudoeste de TRIESNECKER e a leste de CHLADNI. O perfil altimétrico no sentido W – E também é apresentado. Foto executada por VTOL em 24 de agosto de 2012, 19:25:02.
Ilustração: A localização da foto e as minúsculas crateras Triesnecker J (diâmetro: 3,3 Km) e Triesnecker H (diâmetro: 2,5 Km) localizadas por sobre o aro da suposta cratefa fóssil - VTOL.