Informações sobre a Foto
A grande cratera HAUSEN no limbo sudoeste lunar.
A grande Cratera HAUSEN:
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a cratera HAUSEN - VTOL.
A grande cratera de morfologia complexa HAUSEN, localiza-se junto ao limbo sudoeste lunar, na zona de librações, nas coordenadas selenográficas LAT: 65.0°S, LON: 88.1°W, não sendo suficientemente observável, devido à sua posição. A cratera HAUSEN apresenta 167 Km de diâmetro e 6,02 Km de profundidade. Apesar de ter formato circular, por estar numa posição junto ao limbo, a aparência de HAUSEN torna-se alongada ou elíptica, a partir do nosso ponto de vista aqui da Terra.
HAUSEN possui paredes altas com largos terraços (criados por deslizamentos da superfície circular das paredes internas, que criaram terraços, como curvas de nível), piso interno plano (com a presença de "lagoa" de material derretido no impacto), um conglomerado descentralizado de montanhas e encostas externas rugosas, irregulares e fortificadas. HAUSEN é uma cratera em transição da morfologia de uma cratera de impacto complexo normal para uma bacia de pico central. O melhor período para observação de HAUSEN encontra-se na fase Lua cheia ou 6 dias após à fase quarto-crescente.
A grande cratera HAUSEN tem sua estrutura física muito semelhante com o da cratera COPERNICUS, porém com diâmetro muito maior (COPERNICUS tem 93 Km e HAUSEN tem 167 Km).
A preservação da lagoa de material derretido pelo impacto e a escassez de impactos subsequentes na superfície de HAUSEN, sugerem que essa grande cratera é geologicamente jovem, porém mais antiga que COPERNICUS.
A preservação da lagoa de material derretido pelo impacto e a escassez de impactos subsequentes na superfície de HAUSEN, sugerem que essa grande cratera é geologicamente jovem, porém mais antiga que COPERNICUS. A cratera HAUSEN provavelmente tenha sido criada no período geológico lunar Etatostheniano (de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás).
Próximo de HAUSEN, do seu lado leste, está localizada a enorme cratera BAILLY, com seus 300 Km de diâmetro e 4,13 Km de profundidade. BAILLY é considerada a maior cratera de impacto do hemisfério visível da Lua.
A cratera HAUSEN homenageia Christian August Hausen (1693-1743), que foi um astrônomo, matemático e físico de origem germânica.
Composição fotográfica: A cratera HAUSEN fotografada por VTOL e fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Imagem: A grande cratera HAUSEN fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica Lunar Orbiter 4 da NASA. A lagoa de material derretido no impacto é apresentado no detalhe - NASA / Lunar Orbiter.
Imagem: A grande cratera HAUSEN fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO - NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 22 de abril de 2016, 01:28:02 (04:28:02 UT).