Informações sobre a Foto
A sonda LCROSS, a Cratera CABEUS e a água na LUA.
A sonda Lunar Robótica Americana LCROSS da NASA:
Em 18 de Junho de 2009, às 21:32:00 UT, a sonda robótica espacial LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) foi lançada para determinar a natureza do hidrogênio detectado nas regiões polares da Lua. O objetivo principal da missão LCROSS foi explorar a presença de água na forma de gelo numa cratera permanentemente mergulhada em sombra, próxima da região do polo sul lunar. Essa missão obteve sucesso com a descoberta de água na cratera CABEUS.
A sonda LCROSS foi lançada em conjunto com a sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) em 18 de junho de 2009, transportadas pelo foguete Atlas V, e foi a primeira missão lunar americana em mais de dez anos.
A sonda LCROSS foi projetada para coletar e transmitir dados provenientes da pluma de detritos resultantes do impacto programado do estágio superior (conhecido como Centaur ou Centauro) de seu veículo de lançamento Atlas V, que atingiu a cratera CABEUS, perto do polo sul da Lua, às 11:31 UT do dia 09 de outubro de 2009.
Em seguida, pouco tempo depois do impacto do estágio Centauro, ocorreu o impacto da própria sonda LCROSS. O impacto do estágio Centauro foi destinado a espalhar uma pluma de detritos da superfície lunar para serem recolhidos por sensores presentes na sonda LCROSS, enquanto esta atravessasse a pluma. Mas a pluma de detritos oriundos do impacto foi menor do que o previsto. Mesmo assim, os dados preliminares das medições feitas pelo espectrômetro da LCROSS no interior da pluma, confirmou a presença de água misturada ao regolito congelado no interior da cratera CABEUS.
Foto: Localização da cratera CABEUS (diâmetro: 98 Km, profundidade: 4 Km), muito próximo do polo sul lunar. Foto executada por VTOL em 08 de julho de 2012, 04:06:44.
A cratera CABEUS (coordenadas selenográficas: LAT: 84° 54′ 00″ S, LON: 35° 30′ 00″ W) está localizada muito próxima (cerca de 100 Km) do polo sul lunar e possui 98 Km de diâmetro e 4 Km de profundidade. Essa cratera foi nominada por Giovanni Riccioli em 1651, em homenagem a Nicolaus Cabeus (1586-1650), que foi um Padre Jesuíta, filósofo e matemático de origem italiana.
Foto executada com apenas 1 frame em 08 de julho de 2012, 04:05:10 (07:05:10 UT).