Informações sobre a Foto
Cratera CRÜGER.
Cratera CRÜGER:
Diâmetro: 45 Km;
Profundidade: 1,25 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 16° 42′ 00″ S, LON: 66° 48′ 00″ W;
Período Geológico Lunar: Ímbrico Inicial (de 3,85 bilhões até 3,8 bilhões de anos atrás);
Melhor período para observação: 6 dias após à fase quarto-crescente ou 5 dias após à fase quarto-minguante;
Quem foi GRÜGER? Peter Crüger (ou Krüger) (1580-1639) foi um matemático, astrônomo e sábio prussiano (alemão). Crüger publicou tratados sobre vários assuntos científicos e contribuiu para o progresso da trigonometria, geografia e astronomia, inclusive com o desenvolvimento de instrumentos astronômicos.
Imagem: A cratera CRÜGER e seu perfil altimétrico NW - SE, obtido via LRO QuickMap Act-React.
A cratera CRÜGER caracteriza-se como uma destacada e diferenciada formação circular, por causa de seu fraco albedo (taxa de reflexão de luz), devido ao seu interior ser inundado por volumes de lava basáltica extremamente escura, que pavimentaram o piso interno e criaram uma superfície lisa e plana. As lavas escaparam por fissuras na crosta lunar no fundo da cratera. As fissuras foram causadas pelo forte impacto que criou CRÜGER.
O corpo escuro de CRÜGER cria um grande e destacado contraste em relação à superfície circundante de terras altas, de aspecto bem claro. O piso interno de CRÜGER hospeda alguns minúsculos impactos, sendo que, o maior deles, formou uma minúscula cratera (sem nominação) quase central, com apenas 2,5 Km de diâmetro e 540 m de profundidade.
Imagem: A cratera CRÜGER com seu piso interno de aspecto liso, plano e escuro, fotografada pela sonda lunar americana LRO da NASA. O perfil altimétrico da pequena cratera sem nominação posicionada quase no centro do piso de CRÜGER também é apresentado - NASA/LRO QuickMap Act-React.
Na região da cratera GRÜGER existe a presença de depósitos de materiais piroclásticos (cinzas vulcânicas). A cratera GRÜGER localiza-se no quadrante sudoeste lunar (coordenadas selenográficas: LAT: 16° 42′ 00″ S, LON: 66° 48′ 00″ W), praticamente entre a grande, antiga e desgastada cratera DARWIN (diâmetro: 122 Km, profundidade: 1,36 Km), ao sul e o disforme e bicolor LACUS AESTATIS (com dimensões de aproximadamente 50 Km X 30 Km), ao norte. A leste de CRÜGER localiza-se o sistema de canais Rimae SIRSALIS, apresentando um longo canal linear que atinge 426 Km de extensão.
Imagens de sondas espaciais da NASA (LRO e Lunar Orbiter) mostram que o impacto que criou CRÜGER ocorreu no interior de uma antiga e desgastada cratera sem nominação, provavelmente criada no mesmo período geológico lunar (Pré-Nectárico) da velha cratera DARWIN.
Imagem: Foto orbital obtida pela nave espacial americana Lunar Orbiter da NASA, mostrando a cratera CRÜGER e uma maior e antiga cratera sem nominação, que hospeda em sua área interna, a escura cratera CRÜGER - NASA/Lunar Orbiter.
Foto executada com apenas 1 frame em 13 de maio de 2014, 23:07:24 (02:07:24 UT).