Informações sobre a Foto
A Cratera ERATOSTHENES: um marcador geológico na história da Lua
Cratera ERATOSTHENES:
Diâmetro: 58 Km.
Profundidade: 3,6 Km.
Coordenadas Selenográficas: LAT: 14° 30′ 00″ N, LON: 11° 18′ 00″ W.
Período Geológico Lunar: Eratostheniano (Eratosthenian): de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.
Melhor período de observação: 1 dia após o quarto-crescente ou no quarto minguante.
Quem foi ERATOSTHENES? ERATOSTHENES de Cyrene (275 aC - 195 aC ) foi um matemático, geógrafo e astrônomo grego. Ele foi o primeiro a usar a palavra "geografia" em grego e inventou essa disciplina como nós a entendemos hoje. Ele foi o primeiro a determinar com relativa precisão a circunferência da Terra.
A cratera de impacto de morfologia complexa ERATOSTHENES está situada no estremo sul da cordilheira dos Montes APENNINUS, bem na fronteira entre o Mare IMBRIUM e o Sinus AESTUUM. Possui aro circular bem definido, com encostas altas e íngremes. Suas paredes internas são esculpidas em terraços (como se fossem grandes degraus). Os degraus foram formados quando as faces de dentro das paredes entraram em colapso e deslizaram por toda a circunferência interna. A borda externa apresenta encostas fortificadas no seu entorno, criada por materiais escavados e ejetados durante o impacto.
Foto: Composição fotográfica mostrando a proeminente cratera ERATOSTHENES em dois tempos. Na imagem superior ERATOSTHENES recebe a luz solar vinda do oeste (tarde lunar) e na imagem inferior, vinda do leste (manhã lunar). O posicionamento das fotos na Lua cheia também é mostrado juntamente com os perfis altimétricos da bela cratera. Fotos por VTOL em 27 de março de 2011, 05:21:12 (superior) e 20 de junho de 2010, 20:17:42 (inferior).
O piso interno de ERATOSTHENES é irregular e um pouco rugoso, apresentando uma montanha central com alguns picos. Picos centrais ocorrem em crateras complexas, como resultado da reação de camadas interiores da superfície, que "ricocheteiam" contra o impacto inicial do corpo que criou a cratera. Picos centrais quando emergem desprendem energia que pode até mesmo ajudar a causar deslizamentos para formar degraus ou terraços nas bordas internas, além de depositar escombros ou pedregulhos ao longo do piso interno da cratera.
Na década de 1960, a cratera ERATOSTHENES foi identificada pelos cientistas americanos Gene Shoemaker e Robert Hackman como um importante marcador geológico na história da Lua, delimitando o período da escala de tempo lunar mais longo (Período Eratostheniano), estimado dentro do intervalo que varia entre 3,2 a 1,1 bilhões de anos atrás.
Foto executada com apenas 1 frame em 20 de junho de 2010, 20:17:42 (23:17:42 UT).