Informações sobre a Foto
Domo Vulcânico Linné A 1 ou Linné Alpha (Valentine Dome).
Domo Vulcânico Linné A 1 ou Linné Alpha (Valentine Dome):
Foto e ilustração: A foto acima foi tirada pela sonda lunar americana LRO e a ilustração abaixo da foto refere-se ao perfil altimétrico W - E do QuickMap de Valentine Dome.
Veja uma imagem em 3D do diferenciado domo vulcânico Linné Alpha no link abaixo. Utilize as funções “Autorotate” e “Vertical Exaggeration” localizados abaixo da imagem apresentada:
http://target.lroc.asu.edu/qm3d/o2w_3d_579433099_187_104_61_141_0/
O domo Linné A 1, também conhecido como Linné Alpha e extraoficialmente como Valentine Dome, é um escudo vulcânico de perfil baixo e cume plano cravejado com minúsculos impactos, criado por vulcanismo extrusivo, ou seja, movimento ou erupção de magma até o exterior da crosta através de respiradouros ou chaminés vulcânicas, com posterior solidificação da lava na superfície lunar. Ele está localizado nas lavas escuras do MARE SERENITATIS, próximo de sua orla noroeste.
Esse domo é de difícil visualização devido ao seu perfil rasteiro, como se fosse um platô achatado e quase plano, sendo possível apenas visualizá-lo com incidência de luz solar num ângulo bastante oblíquo. Em sua encosta sul existe um pequeno aglomerado de picos e seu corpo é cortado por canal.
Dea acordo com o perfil altimétrico W - E do QuickMap, Valentine Dome tem aproximadamente 40 Km de diâmetro e 160 m de altitude em relação à superfície circundante. Já o perfil N - S apresenta uma altitude de cerca de 360 m. Esse interessante domo está localizado nas coordenadas selenográficas LAT: 30.5 N e LON: 10.1 E, a cerca de 77 Km a noroeste da pequena e jovem cratera LINNÉ.
Num artigo escrito em 1966 o Domo Linné A 1 ou Domo Linné Alpha recebeu o apelido de Valentine Dome por causa de seu formato parecido com um coração. O melhor período para observação desse diferenciado domo é no quarto-crescente ou 6 dias após a Lua cheia.
Valentine Dome aparece na posição 89 da famosa lista conhecida como Lunar 100. Essa lista de formações lunares conhecida como Lunar 100 (L100) consiste numa relação de cem alvos muito interessantes da Lua para se observar. Esta lista de objetos lunares foi descrita pelo cientista planetário sênior Dr. Charles A. Wood (criador do LPOD - Lunar Photo Of the Day) no artigo intitulado "The Lunar 100" escrito para a revista americana Sky & Telescope, na edição de Abril de 2004.
Com essa seleção de formações lunares, Dr. Wood tentou dar aos fãs da selenografia uma lista de objetos semelhantes para o catálogo Messier de objetos de céu profundo, mas num lugar bem mais próximo, a Lua. Os objetos que estão na lista são crateras, mares, montanhas, etc, e estão dispostos em ordem de dificuldade de observação.
Foto executada com apenas 1 frame em 01 de maio de 2013; 03:33:58 (06:33:58 UT).