Informações sobre a Foto
A cratera REINER e a estranha formação Reiner Gamma.
REINER & Reiner Gamma
Cratera REINER:
Diâmetro: 30 Km;
Profundidade: 2,6 Km
Coordenadas Selenográficas: LAT: 7° 00′ 00″ N, LON: 54° 54′ 00″ W.
Período Geológico Lunar: Eratosteniano (Eratosthenian): de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.
Melhor período de observação: 5 dias após o quarto-crescente ou 4 dias após o quarto minguante.
Quem foi REINER? Vincentio (Vincenzo) Reinieri (REINER) (1606 – 1647) foi um matemático e astrônomo italiano, amigo e discípulo de Galileo Galilei.
Veja a imagem em 3D da cratera REINER e da estranha formação Reiner Gamma no link abaixo. Utilize as funções “Autorotate” e “Vertical Exaggeration” localizadas abaixo da imagem apresentada:
http://target.lroc.asu.edu/qm3d/o2w_3d_398061732_201_80_187_74_0/
REINER é uma cratera de impacto do tipo complexo localizada de forma isolada do lado oeste das lavas do Oceanus PROCELLARUM, ao sul do grupamento de domos vulcânicos da região da cratera MARIUS. Possui encostas internas muito íngremes, com suas paredes internas apresentando estruturação em curvas de nível (terraces) apenas nos dados sul e sudoeste. As paredes externas atingem até 1000m acima da superfície de lava plana circundante. Ao redor de seu aro existe um moderada estrutura de muralha (rampart) criada por materiais escavados e escombros provenientes do impacto que criou a cratera. Seu aro é muito bem definido e não existem degradações causadas por impactos subsequentes.
Apesar da cratera REINER ser uma formação circular, devido à sua localização próxima ao limbo lunar oeste, seu formato parece elíptico quando observado a partir de nosso ponto de vista da Terra. Seu piso interno é muito desnivelado e irregular. Ele apresenta uma montanha central que eleva-se por até 850m acima do ponto mais fundo do piso.
Bem próximo da cratera REINER, do seu lado noroeste, existe uma incomum formação sem perfil (nem alto nem baixo) conhecida como REINER Gamma.
REINER Gamma é uma formação com contornos em forma de "girino com cauda longa", que simplesmente parece ser um depósito de material fino ou uma mancha de material brilhante (alto albedo ou grande capacidade de refletir a luz), destacando-se significativamente dos basaltos circundantes do Oceanus PROCELLARUM, centrado numa marca oval com 35 km de comprimento por 20 Km de largura. Sua cauda manchada de material brilhante estende-se para nordeste por 200 km na direção das colinas (domos vulcânicos) na região da cratera MARIUS. A origem dessa estranha formação é desconhecida. Ela não possui perfil alto nem baixo e está associada a um forte campo magnético, que foi detectado por sondas lunares robóticas, como a espaçonave Clementine da NASA, em 1994.
Foto executada com apenas 1 frame em 02 de julho de 2012, 02:43:20 (05:43:20 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 06 de outubro de 2014, 22:23:14 (01:23:14 UT).