Informações sobre a Foto
Provável cratera fantasma no norte do Oceanus PROCELLARUM.
Provável pequena Cratera Fantasma no norte do Oceanus PROCELLARUM e a sudoeste da cratera GRUITHUISEN: - Suspiciously Circular Feature (SCF).
Na fotografia executada pelo selenógrafo Prof. Vaz Tolentino do VTOL em 21 de maio de 2013, às 22:45:18 hora local, o ângulo oblíquo da luz solar denunciou uma incomum formação lunar, caracterizando uma pequena e rasa depressão circular, com sombra em arco na parede interna do lado leste. Essa suposta cratera fantasma de morfologia simples, localiza-se na região de mar de lavas, entre o Oceanus Procellarum e o Mare Imbrium. A suposta pequena cratera fóssil mostra-se totalmente suplantada por lava basáltica. Porém, a delimitação de seu pequeno contorno circular e a curvatura de sua rasa depressão concava são evidentes. Após pesquisas na literatura técnica nada foi encontrado a respeito dessa cratera fóssil de pequeno porte. Isso indica que a misteriosa formação não possui catalogação na IAU (International Astronomical Union).
Essa foto e a notícia da descoberta foi publicada no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day) com o título “Another Small Mystery”. Também foi publicada no Maitland Mercury Weekend Magazine, da Austrália, com o título “Could this be the crater Ricardo?”
Cratera Fantasma ou fóssil (pequeno porte – morfologia simples):
Diâmetro aproximado: 9 Km;
Profundidade aproximada: 130 m;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 32.3980o N, LON: 42.7580o W.
Veja a imagem em 3D dessa pequena cratera fantasma no link abaixo. Utilize as funções "Autorotate" e "Vertical exageration" (em 10X para explicitar melhor a concavidade) que estão localizadas abaixo da imagem apresentada:
http://target.lroc.asu.edu/qm3d/o2w_3d_172291068_201_80_187_74_0/
Foto: Localização da nova cratera fantasma de pequeno porte (morfologia simples) descoberta pelo VTOL.
Foto: a cratera fantasma de pequeno porte (morfologia simples) descoberta por Tolentino do VTOL em 21 de maio de 2013, às 22:45:18 hora local. Foto executada com apenas 1 frame pelo VTOL.
Analisando o resultado do perfil de altimetria da ferramenta “Line Tool” do QuickMap, aplicado sobre a pequena e misteriosa formação, verificamos que ela apresenta depressão de uma clássica cratera fantasma. Afirmamos isso, pois também analisamos a altimetria das crateras fantasmas catalogadas pela IAU (International Astronomical Union), conhecidas como DAGUERRE e LAMONT. Analisamos também, o perfil daquela cratera descoberta pelo VTOL em 22 de fevereiro de 2011. Com isso, chegamos à conclusão de que essas crateras fantasmas possuem perfis altimétricos característicos.
Foto: A cratera fantasma DAGUERRE, catalogada pela IAU, com seu perfil altimétrico. Foto executada com apenas 1 frame pelo VTOL.
Foto: A cratera fantasma LAMONT, catalogada pela IAU, com seu perfil altimétrico. Foto executada com apenas 1 frame pelo VTOL.
Foto principal executada com apenas 1 frame em 21 de maio de 2013, 22:45:18.