Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
SCHILLER-ZUCCHIUS BASIN: Uma Bacia só descoberta na década de 1960.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

SCHILLER-ZUCCHIUS BASIN: Uma Bacia só descoberta na década de 1960.

(créditos: Tolentino.)

Bacias são formações causadas pelos maiores impactos ocorridos na Lua. Impactos de enorme calibre criaram crateras gigantes com centenas ou até milhares de quilômetros de diâmetro. O interior e o exterior dessas formações são bem diferentes das crateras normais e, por isso mesmo, receberam um nome diferenciado.

Essas crateras de tamanho extremamente grande foram inundadas por lava basáltica que escaparam do interior da Lua, através das rachaduras na crosta causadas pelos enormes impactos. Isso criou os grandes mares lunares de lava escura (do latim maria, singular mare), que são as maiores paisagens de origem vulcânica da Lua, fazendo com que somente algumas partes dos desenhos originais dessas bacias ficaram visíveis.

Nas bacias de grande diâmetro, o pico central (clássico nas crateras de morfologia complexa e nas bacias de menor diâmetro) desaparece e são formados múltiplos anéis concêntricos, como se fosse um alvo. Bacias com morfologia de múltiplos anéis foram as maiores crateras de impacto da Lua e algumas delas estão entre as mais antigas. O reconhecimento dos anéis das bacias lunares foi um dos mais importantes avanços na compreensão da estrutura do nosso satélite natural.

Schiller - Zucchius Basin é uma bacia de impacto com morfologia de multiplos anéis, que só foi descoberta nos anos 1960 pelos astronomos Bill Hartmann and Gerard Kuiper. Essa bacia encontra-se camuflada ao sul da diferenciada cratera Schiller. A cratera Schiller está posicionada por sobre o aro norte do anel externo da bacia. Bacias com morfologia de múltiplos anéis foram as maiores crateras de impacto da Lua e algumas das mais antigas.

A bacia Schiller - Zucchius tem anel exterior, com cerca de 335 km de diâmetro, o anel intermediário, com cerca de 175 Km de diâmetro e o anel interior com aproximadamente 85 Km. Esta bacia tem seu nome composto (Schiller - Zucchius) por estar posicionada entre as crateras Schiller (ao norte) e a cratera Zucchius (ao sul). Sua superfície lisa de lava basáltica não é tão escura como a dos outros mares lunares.

Como é clássico nas bacias de impacto, em seu centro foi detectado anomalia gravitacional por concentração de massa (MASCON - Mass Concentration). Estima-se que  Schiller - Zucchius Basin pertença ao período geológico lunar "Pré-Nectárico" (Pre-Nectarian), que começa em 4,533 bilhões de anos (o tempo da formação inicial da Lua) e vai até 3,92 bilhões de anos atrás.

Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024