Informações sobre a Foto
O avanço do terminadouro na superfície lunar.
Terminadouto (inglês: terminator) é o nome dado para a linha que separa a parte escura da parte iluminada da Lua, ou seja, o dia da noite na superfície lunar. Logo, as melhores épocas para executar observações lunares através de um telescópio, são as fases quarto-crescente, quarto-minguante ou próximo delas, quando os raios solares atingem obliquamente a superfície lunar a partir do nosso ponto de vista, formando sombras que realçam muito o visual das formações do seu acidentado relevo, destacando as altitudes das montanhas e as profundidades das crateras. As formações ficam dramaticamente bem delineadas perto da fronteira que divide a parte iluminada da parte escura da Lua, ou seja, próximo ao terminadouro.
A linha do terminadouro avança por sobre o equador lunar numa velocidade de 15 Km/h e isso afeta enormemente o aspecto observacional das formações. Isto posto, significa que, numa mesma noite durante uma sessão de observação ou fotografia lunar, muitos alvos que estavam escondidos pela escuridão, aparecerão (Lua crescente), ou outros que estavam iluminados pela luz solar, sumirão (Lua minguante), e muitos ficarão bastante realçados com luzes, sombras, altitudes e profundidades.
No caso da composição fotográfica de hoje, mostrando uma Lua crescente, quase chegando na fase cheia, as crateras (A) MARKOV, (B) OENOPIDES e (C) PYTHAGORAS, que estavam praticamente escondidas na escuridão da noite lunar na primeira foto (foto superior), num período de 2h29m34s entre uma foto e outra, já estavam com seus contornos quase que totalmente visíveis, inclusive com a cratera PYTHAGORAS mostrando a pontinha da sua montanha central iluminada.
A primeira foto foi executada no dia 01 de julho de 2012, 21:49:04, com a Lua cerca de 95,7 % de seu disco visível iluminado. A segunda foto foi executada no dia 02 de julho de 2012, 00:18:30 e a Lua estava aproximadamente de 96,2 % iluminada, ou seja, houve nas quase 2h30m de diferença entre as fotos, um avanço de aproximadamente 45 Km no terminadouro na região do equado lunar, o que provocou grandes mudanças no visual, apesar de que, próximo dos polos, o avanço e as mudanças são bem menores.
Fotos executadas com apenas 1 frame em 01 de julho de 2012, 21:49:04 e 2 de julho de 2012, 00:18:30.