Informações sobre a Foto
Mons RÜMKER
O maior domo vulcânico da Lua:
Mons Rümker
Coordenadas selenográficas: LAT: 40° 48′ 00″ N, LON: 58° 06′ 00″ W;
Período Geológico Lunar: Ímbrico: -3,85 bilhões a -3,2 bilhões de anos atrás.
Mons Rümker é um monte massivo e espetacular, uma estrutura complexa, ampla, com baixo ângulo de elevação e, por ter encostas baixas, Mons Rümker apresenta-se como uma formação mais discreta. Localizado isoladamente no extremo norte do Oceanus Procellarum, Mons Rümker é um imenso domo de origem vulcânica, composto por um grupamento coeso de domos, ou seja, um complexo de sobreposições de domos menores, a maioria com encostas baixas e alguns poucos mais íngremes.
Domos lunares são o resultado da erupção de lava por aberturas ou fendas na superfície, que sofreram resfriamento relativamente lento. As erupções vulcânicas na Lua, que cessaram a cerca de 1 bilhão de anos atrás no período Copernicano, iniciaram suas atividades no período Ímbrico Final, a cerca de 3,8 bilhões de anos atrás.
Como não existem vento nem água na superfície lunar, os processos erosivos são extremamente lentos. Por isso, formações lunares, conhecidas como domos ou cones vulcânicos, continuam preservadas. Essas formações eram vulcões ativos que ejetavam muita lava no passado lunar.
A razão para a existência de Mons Rümker sempre foi obscura, mas pode estar relacionada com as duas outras anomalias vulcânicas existentes no norte do Oceanus Procellarum, que são o Vallis Schröter (Aristarchus Plateau) e os múltiplos domos existentes na região da cratera Marius.
Mons Rümker possui diâmetro médio aproximado de 70 Km e altitude máxima em torno de 1,1 Km acima da superfície circundante. Calcula-se que o volume estimado de lava para criar Mons Rümker foi cerca de 1.800 km3.
Esta magnífica formação foi nomeada em homenagem ao astrônomo alemão Karl Ludwig Christian Rümker (1788 – 1862).
Foto executada com apenas 1 frame em 02 de julho de 2012, 05:54:22 (08:54:22 UT).