Informações sobre a Foto
Crateras SCHILLER e SCHICKARD.
Cratera SCHILLER:
Dimensões: 179 Km X 71 Km;
Profundidade: 3,9 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 51° 48′ 00″ S, LON: 40° 00′ 00″ W;
Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian), 3920 milhões até 3850 milhões anos atrás.
Foto no mapa: LAC 125.
Melhor época para observação: 3 dias após à fase “quarto crescente” ou 2 dias depois da fase “quarto minguante”.
Quem foi Julius Schiller (1580 – 1627) ? Foi advogado germânico e um renomado desenhista de mapas medievais. Publicou também, o atlas de estrelas "Coelum Stellatum Christianum", pioneiro no campo da cartografia celestial. Nesse atlas, as constelações pagãs foram substituídas por figuras cristãs e bíblicas.
Schiller é uma cratera muito incomum de formato alongado, situada perto da borda sudoeste da Lua, região elevada e vastamente ocupada por crateras de impacto. O formato alongado de Schiller, que lembra uma elipse, fica ainda mais pronunciado pela proximidade com o limbo da Lua.
À primeira vista, Schiller parece consistir em duas crateras sobrepostas. Porém, o delineamento de suas paredes externas sugere que pode ser três ou quatro. O eixo longo dessa “elipse” apresenta-se na direção noroeste – sudeste, com maior largura na metade sudeste. A parede de interna de Schiller apresenta-se na forma de degraus ou curvas de nível (terraced). A maior parte de seu piso é plano devido à inundação por lava.
No interior da cratera, que tem 3,9 Km de profundidade, do lado noroeste, existem duas montanhas em seqüência linear, formando uma grande crista que divide o piso em duas metades.
Junto à borda leste de Schiller posiciona-se a cratera de impacto Bayer (diâmetro: 49 Km , LAT: 51.6° S LON: 35.0° W). Bayer é uma formação circular, com paredes internas altas e inclinadas, com o fundo do piso inundado por lava que hospeda uma pequena cratera (Bayer G, diâmetro: 7 Km).
A gigantesca cratera SCHICKARD:
Diâmetro: 227 Km;
Profundidade: 1,5 Km;
Coordenadas Selenográficas: Lat: 44° 24′ 00″ S, Lon: 54° 36′ 00″ W.
Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4533 milhões (o tempo da formação inicial da Lua) até 3920 milhões de anos atrás.
Nome em homenagem a: Wilhelm Schickard (1592 - 1635), que foi um professor alemão de hebraico e de Astronomia.
Schickard é uma enorme cratera de impacto, com 227 Km de diâmetro, localizada perto do limbo sudoeste da Lua. Por causa dessa localização, apesar de ser circular, parece ter formato de elipse a partir de nosso ponto de vista.
Seu piso, com 1,5 Km de profundidade, foi inundado por lava basáltica que fluiu por fraturas que existiam no fundo da cratera. As lavas que inundaram o interior de Schickard solidificaram e adotaram um aspecto "zebrado" ou "camuflado", com variações de tons de cinza por sobre a superfície interna lisa.
O piso foi hospedando ao longo do tempo, as marcas de alguns impactos menores que, dentre os quais podemos citar, as pequenas crateras Schickard A (14 Km), Schickard B (13 Km) e Schickard C (13 Km).
Sua borda irregular possui pontos com altitudes que atingem 2,7 Km acima do nível da superfície circundante, tendo sido destruída do lado sudeste pelo impacto da cratera Schickard E (diâmetro: 32 Km).
Foto com executada com apenas 1 frame em 21 de agosto de 2010, 23:16:58.