Informações sobre a Foto
COPERNICUS e seu perfil.
Cratera COPERNICUS– Cratera com 93 Km (58 milhas) de diâmetro externo.
Coordenadas Selenográficas: Lat: 9.7º N Long: 20.1º W.
Diâmetro: 93 Km;
Profundidade: 3,8 Km.
Foto no mapa: LAC 58.
Peíodo Geológico Lunar: Copernicano (Copernican): 1100 milhões de anos atrás até os dias atuais.
Melhor época para observação: 2 dias após a fase “quarto crescente” ou 1 dia após a fase “quarto minguante”.
A ferramenta "Path" do LROC ACT-REACT QuickMap da NASA.
Como já dissemos na postagem anterior, a ferramenta “Path” do LROC ACT-REACT nos permite visualizar o desenho do perfil cartográfico das diversas formações da superfície lunar, além de conhecer suas cotas (comprimento, profundidade, altitude, etc).
Essa ferramenta facilita a visualização das características físicas que uma foto normal não nos permite discernir, graças às medições precisas feitas pelos sensores de bordo da sonda LRO da NASA, quando estava em órbita varrendo a superfície lunar.
Isto posto, analisaremos com a ferramenta “Path” o desenho do perfil da jovem e proeminente cratera do tipo complexo conhecida como COPERNICUS, com suas cotas, a partir de um corte de uma linha imaginária, na direção Sudoeste-Nordeste.
Analisando o perfil de Copernicus:
Analisando o perfil de Copernicus fornecida pela ferramenta “Path”, podemos perceber a estruturação em “terraces” curvas de nível ou degraus na parte interna das bordas, que foram causados por desmoronamentos logo após o impacto que criou a bela cratera e também após, ao longo de sua existência. A estruturação em “terraces” também é facilmente visualizado em fotos e observações a partir de telescópios baseados na Terra.
Podemos observar com clareza, o perfil de seus dois principais picos centrais, com um pouco mais de 1000m de elevação em relação ao fundo da cratera, sendo o da esquerda, cerca de 200m mais alto do que o da direita. Verificamos também, que a borda sudoeste e nordeste possuem praticamente a mesma elevação.
Constatamos que as medidas oficiais para diâmetro e profundidade de Copernicus (93 Km e 3,8 Km), são praticamente as mesmas informadas pelas medidas do perfil apresentado pela ferramenta “Path”.
Sobre Copernicus:
Quem foi Nicolaus Copernicus ? Astrônomo polonês da renascença (1473-1543). Combateu o geocentrismo (a Terra como o centro do universo) formulando o modelo heliocentrico (o Sol como centro do Universo com Terra e os planetas girando ao seu redor). Retirou a Terra do centro do Universo.
Copernicus é uma cratera relativamente jovem, com cerca de 1 bilhão de anos. Essa espetacular cratera de impacto possui um sistema de “raios brilhantes” que se estendem por cerca de 800 Km para fora (visível a olho nu), é uma das mais proeminentes e famosas da superfície lunar. Não é uma cratera com o perímetro perfeitamente circular. Na realidade sua circunferência é definida por uma seqüência de 7 segmentos relativamente retos. As bordas externas que circundam a cratera formam uma espécie de “fortificação” com paredes escarpadas e inclinadas, criadas pelos escombros do impacto.
Existem na superfície circundante de Copernicus uma série de minúsculas crateras secundárias, que foram criadas por materiais ejetados durante o grande impacto que criou Copernicus.
Copernicus é um alvo fácil para telescópios e fica perto do centro do disco lunar, junto da margem sul externa do Mare Imbrium. Após o impacto do asteróide que criou Copernicus a cerca de 1 bilhão de anos atrás, suas paredes internas desabaram, criando encostas que formaram espécies de “degraus” ou “curvas de nível” (walls in terraces).
Observe o piso interior plano (diâmetro da parte interna com 56 Km ou 35 milhas) e os protuberantes montes quase centrais, com 900 metros de altura. Os picos ascenderam quando as rochas da crosta lunar foram comprimidas pelo poderoso impacto que criou Copernicus e reagiram com uma espécie de ricochete (ação e reação). Os picos contém material com origem provável de 5 a 10 Km abaixo da superfície.
Foto executada com apenas 1 frame em 30 de maio de 2012, 21:32:44.