Céu do Mês - Novembro
Norte para cima
Por João Marcos
Na constelação de Sculptor pode se ver as galáxias NGC 300 e NGC 55, duas galáxias espirais visíveis em pequenas lunetas, Nesta constelação é pra onde aponta o pólo sul da nossa galáxia, ou seja o ponto 90 graus ao sul do plano da Via Láctea. Também em Sculptor temos o aglomerado globular NGC 288 que vai exigir um céu mais limpo nesta região.
Na constelação de Andrômeda pode se ver a grande M31, uma enorme galáxia espiral a cerca de 2,5 milhões e anos-luz similar em tamanho e natureza à Via Láctea. É um objeto bem pro norte, o que vai exigir um céu mais limpo nesta região. Com boa visibilidade pode-se ver as suas companheiras, M32 e M110, galáxias elípticas mais tênues visíveis apenas longe de céus urbanos.
A constelação zodiacal deste mês é Pisces, onde pode-se observar a galáxia espiral M74.
Com um pequeno binóculo podemos identificar as estrelas e Cassiopeia formando a letra “M” bem no extremo norte.
Destaque do mês: Galáxias em CETUS
A constelação Cetus, a baleia, ocupa, nesta época, uma região privilegiada no firmamento, ocasião ideal para identificar seus objetos mais tênues como as galáxias. Será necessário um refrator de pelo menos 100mm de abertura para tal empreitada e um eu bem mais limpo que o usual, afinal estamos buscando distâncias extragalácticas da ordem de milhões de anos-luz da Terra. A principal destas galáxias é a M77, o mais brilhante exemplo de galáxia Seyfert, classe relacionada à presença de brilhantes quasares em seu interior. Temos também as outras galáxias NGC 247, 157, 720, 908, 584, 936, 1055 e as desafiadoras NGC 779 e NGC 988 com 11a. magnitude visíveis apenas em céu rural. Na vizinhança de Cetus temos ainda, de brinde, a destacada espiral NGC 253 em Sculptor.
Variaveis do mes
Temos a variável clássica em Cetus, a MIRA CETI. É o mais conhecido exemplo de uma classe comum de gigantes vermelhas pulsantes que variam de tamanho ao longo de meses ou anos. Neste caso em específico o ciclo é cerca de 11 meses variando entre 2a e 10a magnitudes.
Nas constelações de TAURUS, CETUS e PISCES podemos observar as seguintes variáveis:
CE TAU, T CET, TV PSC, XZ PSC, TX PSC, NSV 15415 e NSV 15395.
Maiores informações sobre estrelas variáveis: http://www.vaztolentino.com.br/page_sections/32
Calendario Lunar fases da Lua
em breve!
Crepusculo Astronomico
É a hora que corresponde ao momento em que o Sol está 18 graus abaixo do horizonte, com todas as estrelas visíveis, indicada para se iniciar ou finalizar uma observação astronômica, permanecendo o céu ainda escuro. Veja, na tabela abaixo, uma referência para algumas datas deste mês:
Esses valores melhores se aplicam para a região sudeste do Brasil mas ainda assim servem como boa referência para as regiões adjacentes
Planetas neste mês
Nas constelações:
Mercúrio (no dia 15) em Libra; Vênus (no dia 15) em Libra; Marte em Sagittarius; Júpiter em Leo;
Saturno em Libra; Urano em Pisces; Netuno em Aquarius;
Para os planetas externos (Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) há pouca mudança de horário e posição para o restante do mês.
Das 18hs às 06hs, dia 15:
Em amarelo está marcado o tempo em que o planeta estará acima do horizonte entre 18 e 06hs.
Sistema solar: planetas internos e externos no dia 15 desse mês
Representação do sistema solar no dia 15.
João Marcos é observador de estrelas variáveis e membro da AAVSO - USA
Fonte:
Astronomia, guia ilustrado Zahar; Hallo Northen Sky Software; Cartes Du Ciel Software; Astronomy Lab 2;
Sun, moon and planets (versão para Android);Astronomy Magazine; Scientific American Magazine; Sky and Telescope Magazine;
Diagramas do Sistema Solar: http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/Solar; http://www.aavso.org/visual-observing-manual-portuguese.