CÉU DO MÊS - DEZEMBRO / 2012
Por João Marcos
Norte para cima
Na constelação de Sculptor pode se ver as galáxias NGC 300 e NGC 55, duas galáxias espirais visíveis em pequenas lunetas, Nesta constelação é pra onde aponta o pólo sul da nossa galáxia, ou seja o ponto 90 graus ao sul do plano da Via Láctea. Também em Sculptor temos o aglomerado globular NGC 288 que vai exigir um céu mais limpo nesta região
Surgindo no leste, em Taurus, temos o aglomerado aberto das Plêiades, M45, visível a olho nu como seis estrelas e ao telescópio como dezenas delas. Junto à estrela Alcione, em um refrator de 100mm, podemos ver uma sutil nebulosidade mostrando que são ainda estrelas jovens com nuvens de gás e poeira ainda se condensando. Estão a cerca de 400 anos-luz de nós.
Em Cetus e Aquarius, próximo a Júpiter, aparecem os asteróides Hebe e Flora, em oposição e visíveis com pequenas aberturas.
Em Dorado, surgindo ao sudeste, pode ser vista a Grande Nuvem de Magalhães (GNM), uma galáxia irregular e facilmente identificável a olho nu. Está a cerca de 170 mil anos-luz de nós. Dentro da GNM temos a nebulosa da Tarântula (NGC 2070) objeto muito brilhante e cheio e pequenas nebulosidades e agrupamentos de estrelas em seu interior.
Destaque do mês: galáxias em FORNAX
Na parte mais ao sul da constelação de FORNAX podemos ver, com pequenos telescópios (90mm), algumas galáxias que fazem parte de um aglomerado de galáxias. A mais brilhante delas é a espiral NGC 1316, fonte de rádio também chamada de FORNAX A. Destaca-se também a bela galáxia espiral barrada NGC 1365.
VARIÁVEIS DO MÊS
Temos a variável clássica em Cetus, a MIRA CETI. É o mais conhecido exemplo de uma classe comum de gigantes vermelhas pulsantes que variam de tamanho ao longo de meses ou anos. Neste caso em específico o ciclo é cerca de 11 meses variando entre 2a e 10a magnitudes.
Nas constelações de TAURUS, CETUS e PISCES podemos observar as seguintes variáveis:
CE TAU, T CET, TV PSC, XZ PSC, TX PSC, NSV 15415 e NSV 15395.
Maiores informações sobre as coordenadas destas estrelas variáveis em www.aavso.org
Fases da Lua: CALENDÁRIO LUNAR
Crepusculo Astronomico
É a hora que corresponde ao momento em que o Sol está 18 graus abaixo do horizonte, com todas as estrelas visíveis, indicada para se iniciar ou finalizar uma observação astronômica, permanecendo o céu ainda escuro. Veja, na tabela abaixo, uma referência para algumas datas deste mês:
Esses valores melhores se aplicam para a região sudeste do Brasil mas ainda assim servem como boa referência para as regiões adjacentes. Acrescentar uma hora para horário de verão.
Planetas neste mês
Mercúrio em Sagittarius; Vênus em Libra; Marte em Scorpius;
Júpiter em Taurus; Saturno em Virgo; Urano em Pisces; Netuno em Capricornius;
Os planetas das 18hs às 06hs:
João Marcos é observador de estrelas variáveis e membro da AAVSO.
Fonte:
ASTRONOMIA, guia ilustrado Zahar; Hallo Northen Sky Software; Cartes Du Ciel Software
Astronomy Magazine; Scientific American;