Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI EXPLODIR “AMANHÔ

Eta_carinae
05/07/2022

ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI EXPLODIR “AMANHÔ

Por NELSON  TRAVNIK*

Quando olhamos para o céu, vemos a olho nu, cerca de 6.000 estrelas, parte de 200 bilhões que existem em nossa galáxia. Hoje sabemos que elas não duram para sempre. As estrelas também morrem. Para nós, a estrela mais luminosa é o Sol. Depois dele, a estrela aparentemente mais luminosa devido a sua proximidade à Terra  e tamanho é Sirius.

Para os astrônomos, não existe estrela mais importante quanto Eta Carinae vista como uma mancha esbranquiçada próxima ao Cruzeiro do Sul. Ela é parte da constelação de Argo, Navio, que é dividida em três constelações : a Quilha (Carinae) , a Popa (Puppis) e a Vela. Sua origem se encontra na lenda de Jasão, os Argonautas. Eta Carinae somente é visível no Hemisfério Sul, distante 7.500 anos-luz da Terra e com magnitude de 6.2 . Possui um raio de 167.000.000 km ou 240 vezes o do Sol, que a caracteriza como uma estrela super gigante! Foi catalogada pela primeira vez pelo famoso astrônomo Edmund Halley em sua viagem a Ilha de Sta. Helena. Na ocasião atribui-lhe uma magnitude 4ª. 

Em 1751 o astrônomo francês La Caille observou-a com magnitude 2ª em sua viagem ao Brasil e África do Sul. John Herschel na Cidade do Cabo, África, registrou um brilho superior ao de Alpha Centauri conhecida como Próxima, que é de magnitude 0.3.

Em 1827 os astrônomos ingleses Brisbane e Fallows na Austrália, estimaram sua magnitude em 2ª. A partir daí, começaram as atenções para essa estrela confirmando estar ela sujeita a saltos de brilho. Em 1840 novamente num fenômeno conhecido como “Grande Erupção”, ela se tornou na segunda estrela mais brilhante do céu. O que aconteceu nessa explosão foi quase a morte da estrela e as razões continuam a ser uma incógnita para os astrônomos. A estrela sobreviveu a explosão mas perdeu o brilho em razão de ficar enclausurada dentro da nebulosa que se formou conhecida com Homúnculo  que acabou bloqueando sua luz. A nebulosa de gases e poeira é calculada em 300 anos-luz de diâmetro cuja expansão oriunda da explosão, cresce cerca de 600 km a cada segundo! Calcula-se que dentro de dez anos, a expansão do gás permitirá observar a estrela que ficará cada vez mais brilhante. Desde 1940 está aumentando de brilho novamente. Seu brilho é comparável e cinco milhões de sóis ! Cálculos indicam que se essa nebulosa estivesse em volta do Sol, envolveria os planetas simplesmente vaporizando-os!  No total, a nebulosa tem material suficiente para formar mil planetas igual ao nosso!

Mais tarde, devido a descoberta do astrônomo brasileiro, pesquisador e professor da USP, Augusto Damineli, descobriu-se que Eta Carinae é uma estrela dupla, um sistema binário, duas estrelas que orbitam um centro de gravidade comum. Seu período orbital de cerca de sete anos, é extremamente curto para estrelas desse tipo. A principal, Eta 1 possui uma massa 90 vezes maior que o Sol e  Eta 2  30 vezes. Damineli calculou que a cada 5,5 anos a estrela sofria um apagão que foi confirmado. Ele calculou que por ocasião do periastro (menos distância da Eta 1 a Eta 2) avaliada em 200 milhões de km,  Eta 1 entra, diríamos, coroa dentro de Eta 2 que provoca o apagão. Damineli é o astrônomo que mais estudou a estrela em todo o mundo. Estrelas gigantescas como Eta Carinae tem vida curta, em razão do seu tamanho que ‘queimam’ rapidamente o hidrogênio, em seguida o hélio, pitadinhas de lítio e outros elementos da tabela periódica. Calcula-se que ela se formou ‘apenas’ há 2,5 milhões de anos, quando do aparecimento dos Homo habilis e Homo erectus.

Evento raro em nossa galáxia, não o é entretanto no Universo. Nas muitas bilhões de galáxias existentes, cálculos indicam que devem ocorrer explosões de supernovas a cada segundo! Trilhões de planetas são atingidos! A explosão das supernovas cuja origem está relacionada ao colapso gravitacional, lançam ao espaço todos os tipos de radiação. Em alguns segundos brilham mais que a galáxia inteira onde estão situadas ! Evento raríssimo, muito mais brilhante que as supernovas são as hipernovas que atingem luminosidade de 1 trilhão de sóis e liberam 100 vezes mais energia que as supernovas comuns. Em nossa galáxia, a estrela VY do Cão Maior é por enquanto a maior estrela conhecida, e candidata a explodir como hipernova.  Eta Carinae é uma estrela com o pé na cova e é possível que isso já tenha acontecido uma vez que o fulgor apocalíptico demora 7.500 anos-luz para chegar a Terra. Quando isso acontecer, seu brilho será visto em plena luz do dia e a noite irá suplantar o da Lua ! Lançando ao espaço todos tipos de radiação, uma delas é a gama, a mais devastadora e os efeitos são gigantescos! Mesmo há milhares de anos-luz, qualquer material orgânico que possa existir em exoplanetas, é extinto ! E nesse caso, a vida em nosso mundo estaria ameaçada  não fossem os cálculos que indicam que o eixo de inclinação de Eta Carinae não está direcionada para nós. Mas, se os cálculos estiverem errados ? Nosso “amanhã” poderá ser o último!

*Nelson Travnik é astrônomo voluntário no Museu Aberto de Astronomia de Campinas , MAAS e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.  

Fragmentos2

O SUICÍDIO DO COMETA ...
O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 - por Nelson Travnik.
O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 Muitas gerações irão passar sem que seja observado um apocalíptico evento planetário comparável ao que foi visto em Júpiter durante o mês de julho ... Leia mais

O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 Muitas gerações irão passar sem ... Leia mais
02/08/2022
Trav

ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ...
ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO?
ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO? Há um ano, acontecia em Piracicaba o maior atentado perpetrado no País contra a ciência do céu. Após quase 30 anos de laboriosa existência, ... Leia mais

ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO? Há um ano, acontecia em ... Leia mais
09/07/2022
Eta_carinae

ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI ...
ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI EXPLODIR “AMANHÔ
ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI EXPLODIR “AMANHÔ Por NELSON TRAVNIK* Quando olhamos para o céu, vemos a olho nu, cerca de 6.000 estrelas, parte de 200 bilhões que existem em nossa galáxia. Hoje sabemos que ... Leia mais

ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI EXPLODIR “AMANHÔ Por NELSON TRAVNIK* Quando ... Leia mais
05/07/2022
Boletim_observe2

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2022 .
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2022 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2022 está disponível ... Leia mais
28/06/2022