Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
O sistema de raios brilhantes da jovem cratera KEPLER.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

O sistema de raios brilhantes da jovem cratera KEPLER.

(créditos: Vaz Tolentino.)
O sistema de raios brilhantes da jovem, bela e proeminente cratera KEPLER – ‎26‎ de ‎setembro‎ de ‎2023, ‏‎20:19:24 (23:19:24 UT). Foto de frame único. Observatório Lunar Vaz Tolentino - BH / MG.
 
Cratera KEPLER:
 
Diâmetro: 29,49 Km;
 
Profundidade: 2,7 Km
 
Coordenadas Selenográficas: LAT: 08° 06′ 00″ N, LON: 38° 00′ 00″ W.
 
Período Geológico Lunar: Copernicano (Copernican): 1,1 bilhão de anos atrás até os dias atuais.
 
Melhor período de observação: 3 dias após o quarto-crescente e 2 dias após o quarto-minguante.
 
Quem foi Kepler ? Johannes Keppler foi um astrônomo e matemático alemão (1571 – 1630). Figura chave da revolução científica do séc. XVII. Conhecido por formular as 3 leis da mecânica celeste (ramo da astronomia que estuda os movimentos dos corpos no espaço, onde a principal força é a gravitacional), conhecidas como Leis de Kepler. As 3 Leis de Kepler foram publicadas em 1609 (1ª e 2ª leis) e em 1618 (3ª lei), e definem o movimento dos planetas ao redor do Sol. São elas:
 
1- Os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol, com o Sol posicionado num dos focos da elipse;
 
2- Os planetas descrevem áreas iguais em tempos iguais;
 
3- Para qualquer planeta, o quadrado de seu período orbital (tempo que demora em dar uma volta ao redor do Sol) é diretamente proporcional ao cubo da distância média com o Sol.
 
KEPLER é uma bela e proeminente cratera de impacto de morfologia complexa, que possui um destacado sistema de raios brilhantes. Essa notória cavidade causada por um impacto há cerca de 1 bilhão de anos, localiza-se perto do equador da Lua, como se fosse uma ilha solitária no imenso mar de lavas do Oceanus PROCELLARUM, no quadrante noroeste lunar.
 
A cratera KEPLER se destaca quando o Sol posiciona-se no alto do céu lunar, porque o impacto relativamente recente, que escavou esta bela cratera, ejetou para o exterior muito material fresco com altíssima velocidade, para todas as direções, criando numerosos caminhamentos de raios brilhantes em longas distâncias. Com o tempo a radiação do Sol vai escurecer o sistema de raios brilhantes, mas demorará muito antes que isso aconteça. Os raios de KEPLER cobrem os mares de lava ao seu redor e estendem-se por mais de 300 Km, em todas as direções, atravessando raios de outras crateras. Pouco mudou em KEPLER e também no seu entorno após 1 bilhão de anos.
 
A cratera KEPLER apresenta paredes internas com presença moderada de terraços, seu piso interno é irregular, apresentando variações de nível e um pequeno aglomerado de picos em seu interior.
 
Ao sul de KEPLER, figura a isolada cratera ENCKE (diâmetro: 28 Km, profundidade: 0,7 Km, LAT: 4.6o N e LON: 36.6o W). Suas paredes não são predominantemente redondas e sim com formato hexagonal. Seu piso raso (700 m de profundidade) é irregular e fraturado, com a presença de canais. ENCKE não possui raios brilhantes, mas foi atravessada pelos escombros ejetados pelo impacto que escavou KEPLER, o qual foi responsável pela formação do sistema de raios brilhantes. Isto indica que a cratera ENCKE é mais antiga que KEPLER. ENCKE hospeda em sua borda leste, a minúscula cratera Encke N (diâmetro: 4 Km).
 
O que é Sistema de Raios Brilhantes?
 
Um sistema de raios brilhantes é criado pelo impacto do asteroide ou cometa que criou a cratera. Nesse instante fortemente explosivo, escombros de materiais frescos escavados são ejetados com velocidade balística e grande energia para todos os lados (fluem radialmente para fora do local do impacto original), marcando a superfície lunar por até centenas de quilômetros, dependendo da potência do impacto.
 
Um exemplo clássico de cratera com sistema de raios brilhantes e a jovem KEPLER (diâmetro: 29,49 km, profundidade: 2,7 km), localizada nas lavas escuras fronteiriças, entre o Mare INSULARUM e o enorme Oceanus PROCELLARUM.
 
Os raios brilhantes são trilhas de materiais com alto albedo ou taxa de refletividade da luz, compostos por uma pitada muito fina de material ejetado pulverizado (principalmente esferas vítreas), que são respingadas balisticamente através da superfície lunar.
 
No espaço temporal de alguns milhões de anos, os raios brilhantes desaparecerão, por causa do efeito de bombardeio radioativo do vento solar e, particularmente, devido à agitação da camada superficial da Lua (regolito), causada principalmente por impactos de micrometeoritos e pelas bruscas tensões térmicas diárias (grandes inversões de temperaturas), que podem causar lunamotos. Isto posto, um sistema de raios brilhantes é, basicamente, característica de cratera jovem.
 
Foto de frame único em 26‎ de ‎setembro‎ de ‎2023, ‏‎20:19:24 (23:19:24 UT).
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023