Informações sobre a Foto
SOL - 07 de março de 2023, 08:33:30 (11:33:30 UT).
FORMAÇÕES PRESENTES NO SOL:
FILAMENTO: É UMA PROEMINÊNCIA QUE SURGE NO DISCO SOLAR. SE APRESENTA COMO UM “FIO” DE TONALIDADE MAIS ESCURA QUE A REGIÃO CIRCUNDANTE (DEVIDO À TEMPERATURA MAIS BAIXA DO PLASMA). É A ESTRUTURA MAIS FRIA E DENSA DA CROMOSFERA, ESTICADAS PELOS CAMINHAMENTOS DOS CAMPOS MAGNÉTICOS.
PLAGES (PRAIAS): SÃO NÓDOAS BRILHANTES E QUENTES PRESENTES NAS REGIÕES AO REDOR DAS MANCHAS SOLARES (MUITAS VEZES PRECEDEM O APARECIMENTO DAS MANCHAS E PODEM PERMANECER APÓS O DESAPARECIMENTO DELAS) E ESTÃO ASSOCIADAS COM CAMPOS MAGNÉTICOS INTENSOS.
MANCHAS SOLARES: SÃO FENÔMENOS TEMPORÁRIOS (PODEM DURAR DIAS, SEMANAS OU MESES) NA FOTOSFERA DO SOL, QUE APARECEM VISUALMENTE COMO MANCHAS ESCURAS EM COMPARAÇÃO COM REGIÕES VIZINHAS. ELAS PODEM SE EXPANDIR OU CONTRAIR À MEDIDA
QUE SE MOVIMENTAM AO REDOR DA SUPERFÍCIE DA ESFERA SOLAR. AS REGIÕES ATIVAS DE MANCHAS SOLARES CONCENTRAM INTENSA ATIVIDADE MAGNÉTICA, COM DIMINUIÇÃO DE PRESSÃO DAS MASSAS GASOSAS. ISSO CAUSA A DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA NA REGIÃO ATIVA DA MANCHA, EM RELAÇÃO À FOTOSFERA CIRCUNDANTE. POR ISSO, A REGIÃO DE UMA MANCHA SOLAR TORNA-SE MENOS BRILHANTE E PRODUZ UM ASPECTO ESCURO PARA QUEM OBSERVA.
PROEMINÊNCIAS: SÃO GRANDES FORMAÇÕES BRILHANTES QUE SE ESTENDEM PARA FORA DA SUFERFÍCIE DO SOL, OBSERVADAS JUNTO AO LIMBO DO DISCO SOLAR. CARACTERIZAM-SE COMO GRANDES NUVENS INCANDESCENTES DE GÁS QUENTE IONIZADO (PLASMA – COMPOSTO DE HIDROGÊNIO E HÉLIO), QUE SE PROJETAM POR CENTENAS DE MILHARES DE QUILÔMETROS A PARTIR DA FOTOSFERA, EM DIREÇÃO À CORONA SOLAR (ATMOSFERA EXTERNA DO SOL). QUANDO ESTÁVEIS, PODEM PERSISTIR POR VÁRIOS MESES. MUITAS PROEMINÊNCIAS SE PROJETAM EM FORMA DE LOOP.
GRANULAÇÕES: SÃO FORMAÇÕES CAUSADAS POR PROCESSOS DE CONVECÇÃO NA FOTOSFERA, PRODUZINDO ZONAS MAIS CLARAS (GÁS QUENTE QUE SOBE) E ZONAS MAIS ESCURAS (GÁS FRIO QUE DESCE). OS GRÂNULOS SÃO CRIADOS E DESAPARECEM EM PEQUENOS CICLOS DE APENAS ALGUNS MINUTOS.
Fotos de frame único.