Informações sobre a Foto
International Moon Day (20 de julho). Os 53 anos da conquista da Lua
“INTERNATIONAL MOON DAY” (DIA INTERNACIONAL DA LUA): 20 DE JULHO.
O PROGRAMA APOLLO:
O Presidente John F. Kennedy iniciou o programa Apollo em meio ao ambiente político de muita tensão, da chamada Guerra Fria. Em um discurso ao Congresso Norte Americano em 25 de maio de 1961, Kennedy apresenta o seu programa Apollo, um plano ambicioso para enviar um americano à Lua até o final da década. Com esse programa, o Presidente Kennedy esperava mostrar ao mundo, a enorme capacidade tecnológica dos Estados Unidos.
O programa Apollo obteve êxito. Em 20 de julho de 1969, o mundo testemunhou o que foi sem dúvida, a maior e mais surpreendente conquista na história da humanidade. Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin tornaram-se os primeiros humanos a pisar na Lua.
Enquanto a Apollo 11 foi um feito tecnológico impressionante, foi também o triunfo de um projeto com uma enorme infraestrutura, que exigiu a cooperação e dedicação de milhares de pessoas.
A TRIPULAÇÃO:
A espaçonave Apollo 11 carregava uma tripulação de três astronautas: Neil Armstrong que era o comandante da missão, Michael Collins, o piloto do “Columbia” ou Módulo de Comando e Serviço (CSM) e Edwin E. “Buzz” Aldrin Jr, piloto do “Eagle” ou Modulo Lunar (LM).
O LOCAL DO POUSO NA LUA:
A primeira alunissagem de uma nave tripulada na Lua aconteceu no dia 20 de julho de 1969, às 20:17:40 UT, quando o Modulo Lunar “Eagle” (águia) pousou no sudoeste do Mare Tranquillitatis, nas coordenadas LAT: 00° 40′ 26.69″ N, LON: 23° 28′ 22.69″ E. A "águia" pousou a aproximadamente 400 metros a oeste de uma pequena cratera com bordas afiadas, com cerca de 180m de diâmetro. A região era intencionalmente plana e, portanto, segura para o primeiro desembarque.
CRATERAS ARMSTRONG, COLLINS e ALDRIN:
Para imortalizar as memórias dos três astronautas americanos (Neil Alden ARMSTRONG, Michael COLLINS e Edwin Eugene "Buzz" ALDRIN) que participaram da missão APOLO 11, a IAU renomeou oficialmente, em 1970, as pequenas crateras Sabine E, Sabine D e Sabine B, como (respectivamente) ARMSTRONG, COLLINS e ALDRIN. Até então, estes três astronautas eram os únicos homens vivos com nomes em crateras da Lua.
Fotos de frame único.