Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A cratera La Pérouse e seu link com Napoleão Bonaparte.
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Informações sobre a Foto

A cratera La Pérouse e seu link com Napoleão Bonaparte.

(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Foto com apenas 1 frame em 04 de agosto de 2020.

A história de uma tripulação desaparecida e da sorte do jovem Napoleão Bonaparte.

 

Cratera La Pérouse:

Diâmetro: 77 km

Profundidade: 2,94 km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 10° 42′ 00″ S, LON:76° 18′ 00″ E.

A história de uma tripulação desaparecida e da sorte do jovem Napoleão Bonaparte.

A cratera La Pérouse obteve sua nomeação aprovada oficialmente em 1935, pelo Working Group for Planetary System Nomenclature (WGPSN), da International Astronomical Union (IAU), para imortalizar a memória de Jean François de Galaup, conhecido como Comodoro Lapérouse (1741 - 1788), que foi um militar de alta patente e explorador naval francês, cuja expedição desapareceu na Oceania.

Lapérouse foi nomeado em 1785 pelo Rei Luís XVI e pelo Secretário de Estado da Marinha, o Marquês de Castries, para liderar uma expedição ao redor do mundo. Naquele momento da história, muitos países estavam iniciando viagens de explorações científicas.

Os objetivos da expedição eram concluir as descobertas no Pacífico do famoso Capitão James Cook, corrigir e completar mapas da área, estabelecer contatos comerciais, abrir novas rotas marítimas e enriquecer o conhecimento científico da França e coleções científicas. Os navios do Comodoro Lapérouse eram o L' Astrolabe e o La Boussole, ambas as naus com 500 toneladas. Eram navios reclassificados como fragatas para a ocasião.

Seus objetivos eram geográficos, científicos, etnológicos, econômicos (procurando oportunidades de comércio de baleias ou peles) e políticos (o eventual estabelecimento de bases francesas ou cooperação colonial com seus aliados espanhóis nas Filipinas). Eles deveriam explorar o norte e o sul do Pacífico, incluindo as costas do Extremo Oriente e da Austrália, e enviar relatórios através de postos avançados europeus existentes no Pacífico.

Lapérouse era muito bem-quisto por seus homens. Entre os homens de sua tripulação, havia dez cientistas.

Um dos homens que se candidatou à tripulação foi um corso de 16 anos chamado Napoleão Bonaparte (1769 – 1821). Na época, Bonaparte era segundo tenente da academia militar de Paris. Ele fez parte da lista preliminar para compor a tripulação da expedição, mas não foi escolhido e permaneceu na França. Na época, Bonaparte estava interessado em servir na marinha e não no exército, por causa de sua proficiência em matemática e artilharia, ambas habilidades valiosas em navios de guerra.

Imagem: Napoleão Bonaparte.

Lapérouse e sua tripulação de 220 homens deixaram Brest (cidade portuária na França) em 01 de agosto de 1785, iniciando assim, a grande expedição pelo Oceano Pacífico.

Após 3 anos de expedição, ambos os navios foram destruídos nos recifes de Vanikoro (próximo das Ilhas Salomão). O L' Astrolabe conseguiu ser descarregado e desmontado. Um grupo de homens, provavelmente os sobreviventes de La Boussole, foram massacrados pelos habitantes locais. Segundo os ilhéus, cerca de nove meses depois, alguns marinheiros sobreviventes construíram uma embarcação de dois mastros utilizando os destroços do L'Astrolabe e partiram na direção oeste, mas o que aconteceu com eles é desconhecido.

Foto executada com apenas 1 frame em 0‎4‎ de ‎agosto‎ de ‎2020, ‏‎22:21:42 (01:21:42 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023