Informações sobre a Foto
A ilusão visual da sombra do desnível de Dorsum OPPEL.
Dorsum OPPEL: - Cristas de Lavas endurecidas.
Coordenadas Selenográficas: LAT: 18.7° N, LON: 52.6° E;
Período Geológico Lunar: provavelmente Ímbrico (de 3,85 bilhões até 3,2 bilhões de anos atrás);
Comprimento: aproximadamente 268 Km;
Melhor período para observação: 4 dias após à Lua nova ou 3 dias após à Lua cheia.
Nome em homenagem a: Albert Oppel (paleontólogo alemão. Viveu entre 1831 e 1865).
Cristas de Lavas endurecidas (do latim dorsum - plural, dorsa) são ondulações de lava solidificada, também conhecidas como estrias, espinhaços ou cristas de enrugamento, que existem por sobre a superfície plana dos mares lunares. Cristas rugosas são falhas como se fossem veias salientes que serpenteiam a pele, e foram criadas por lavas que resfriaram e se contraíram.
Dorsum OPPEL é uma longa crista de perfil baixo ou pouco destacado, em forma de arco de círculo, que acompanha internamente a borda oeste do Mare CRISIUM. Porém, apesar do pouco destaque de seu dorso, mas devido a um desnível em torno de 200m em seu perfil, grandes sombras são projetadas no piso interno de Mare CRISIUM, quando a luz solar incide obliquamente sobre a região (nesse caso em particular, o entardecer lunar). Essas sombras, quando combinadas com aquelas derivadas das ondulações das estruturas das montanhas da borda de Mare CRISIUM, criam uma ilusão visual, como se fosse a sombra de um viaduto ou passarela suspensa (veja indicação na imagem abaixo).
Composição fotográfica: Foto da esquerda em 02 de fevereiro de 2010, às 00:04:35. Foto da esquerda em 10 de março de 2012, às 01:15:10. Fotos executadas com apenas 1 frame.