Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Letronne & Gassendi
(créditos: Tolentino)

Informações sobre a Foto

Letronne & Gassendi

(créditos: Tolentino)

 

Letronne: Cratera (diâmetro: 116 Km (73 milhas), Lat: 10.8º S  Long: 42.5º W).

Gassendi: Cratera (diâmetro: 110 Km (69 milhas), Lat: 17.6º S  Long: 40.1º W).

Mersenius: Cratera (diâmetro: 84 Km (53 milhas), Lat: 21.5º S  Long: 49.2º W).

Billy: Cratera (diâmetro: 48 Km (30 milhas), Lat: 13.8º S  Long: 50.1º W).

Rimae Mersenius: Depressão ou canal (extensão: 236 Km (148 milhas), Lat: 20.0º S,  Long: 45.0º W).

Foto nos mapas LAC 75 e LAC 93.

Melhor época para observação: 4 dias depois da fase “quarto crescente” ou 3 dias após à fase “quarto minguante”.

Quem foi Jean Antoine Letronne (1787 – 1848) ? Foi um arqueólogo francês.

Letronne é uma formação remanescente de cratera, que foi inundada pela lava do Oceanus Procellarum. Localiza-se a noroeste da cratera Gassendi e a nordeste da cratera Billy. A sua borda norte, que é voltada para o Oceanus Procellarum, está totalmente submersa por lava e forma uma espécie de pequena baia. A sua borda sul aparece rasa, um pouco acima da lava, com apenas 1 Km de altitude sobre o piso. Seu piso é plano e amplo, marcado pelo impacto da pequena cratera Letronne B (diâmetro: 5Km)  a sudeste do centro do piso. Existem também, ruínas do que foi no passado uma montanha central.

Quem foi Pierre Gassendi  Astrônomo, matemático, filósofo e padre francês (1592-1655).

A grande cratera Gassendi está destacadamente localizada na margem norte do Mare Humorum e foi inundada por lava quando da formação do referido Mare. Por isso, somente a sua borda circular e os picos centrais sobressaem-se acima da superfície.  Ao longo da borda de Gassendi, encontramos partes com alturas que variam de 200m a 2,5 Km acima da superfície. A superfície da cratera é cortado por um sistema de vários canais (rille), que dão um aspecto “fraturado” ao piso. Esse sistema de canais recebeu o nome de Rimae Gassendi. Os vários canais no piso da cratera são resultantes de forças vulcânicas e tectônicas.

No lado norte de sua borda (lado mais elevado) existe uma pequena cratera “intrusa”, conhecida como “Gassendi A” (Lat: 15.5º S  Long: 39.7º W). O posicionamento de “Gassendi A” em relação à Gassendi, forma uma imagem semelhante a um anel com pedra preciosa.

Em abril de 1966, membros do “BAA Lunar Section” (British Astronomical Association – Seção Lunar) reportaram a aparição de uma súbita incandescência avermelhada em Gassendi. Essa coloração avermelhada foi confirmada por vários observadores experientes da época. A partir daí, Gassendi tornou-se um alvo quente para a procura de TLP (Transient Lunar Phenomena) - fenômeno lunar transitório, breve ou passageiro, que são descritos como aparições rápidas de luzes, cores ou mudança de aparência no visual, o que poderia demonstrar a existência de manifestações vulcânicas, escape de gases ou outros processos geológicos que supostamente implicaria que a lua não estaria geologicamente morta.

Ao norte de Gassendi encontra-se uma grande e quase fantasma cratera que foi inundada de lava conhecida como Letronne (diâmetro: 116 Km, Lat: 10.8º S  Long: 42.5º W). A parte norte da borda dessa cratera foi encoberta pela lava, fazendo uma abertura para o Oceanuns Procellarum.

Quem foi Marin Mersenne (1588 – 1648) ? Foi um filósofo, teólogo e matemático francês.

Mersenius localiza-se a oeste do Mare Humorum e a sudoeste de Gassendi. Seu piso bojudo (saliência em forma de barriga) foi inundado por lava basáltica, tem 2,3 Km de profundidade, existe um minúsculo pico fora do centro e possui algumas marcas dos impactos que criaram pequenas crateras, assim como suas bordas também abrigam pequenas crateras de impacto. Isto atesta que Mersenius não é uma cratera jovem.

Quem foi Jacques de Billy (1602 – 1679) ? Matemático e jesuíta francês que pertenceu à ordem religiosa Sociedade de Jesus.

Billy é uma cratera situada a noroeste de Gassendi e a sudoeste de Letronne. Perto da borda norte de Billy encontra-se o Mons Hansteen, uma montanha isolada de formato triangular  (Lat: 12.0º S  Long: 50.0º W). Billy é uma cratera rasa, como o piso plano inundado por lava basáltica, que criou uma superfície escura, com apenas 1,2Km de profundidade. Suas paredes são finas e baixas.

Rimae Mersenius é um estreito e extenso canal ou depressão (rille), com 236Km de comprimento, orientado na direção norte-sul. Esse canal está posicionado a leste de Mersenius e a oeste do Mare Humorum.

Dados técnicos da foto:

Autor:

Ricardo José Vaz Tolentino.

Date and Time:      

08/22/2010, 00:30 UT        

Data e Hora:            

21/08/2010, 21h30m;

Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram utilizados filtros.

Telescópio:                        

Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;

Diâmetro Espelho Primário:      

305mm (12”);

Distância Focal:                 

1500mm;

Focal/Ratio - (f/):               

5;

Tripé ou Montagem:                     

Dobsoniana;

Barlow:                                

Celestron Ultima 2X Barlow;

Câmera:                               

Orion StarShoot Solar System Color Imager II;

Alan_bean

Morre o astronauta da missão ...
Morre o astronauta da missão APOLLO 12, Alan Bean.
O astronauta da missão APOLLO 12 da NASA, o americano Alan Bean, o quarto ser humano a caminhar na Lua, morreu aos 86 anos de idade. Bean morreu no sábado (26 de maio de 2018) no Houston Methodist Hospital, em Houston, Texas / EUA, ... Leia mais

O astronauta da missão APOLLO 12 da NASA, o americano Alan Bean, o quarto ser humano a ... Leia mais
26/05/2018
Egeria

Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 O asteroide (13) Egeria em 2018 Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 ... Leia mais
14/05/2018
Jv

Júpiter e Vênus têm influência ...
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra!
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio Barbosa / G1 Veja em: ... Leia mais

Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio ... Leia mais
11/05/2018
Lixo4

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil ...
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
11/05/2018