Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Projeto de Extensão Passaporte da Astronomia é executado durante feira na Universidade FUMEC.

26/10/2011

 

A Universidade FUMEC de Belo Horizonte, através de sua Faculdade de Ciências Empresarias (FACE), promoveu entre os dias 17 e 21 de outubro de 2011, o evento intitulado fet@gefeira de tecnologia aplicada à gestão empresarial, que teve no comando geral da organização o Diretor Admin. e Finan. Prof. Emiliano Vital. Durante a feira, foram realizadas mais de 200 atividades acadêmicas, entre palestras, minicursos, mesas redondas, aulas práticas, além de estandes que foram montados, apresentando informações sobre os cursos de graduação (tecnólogos e bacharelados) e da pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu (mestrado e doutorado). As palestras e demais atividades acadêmicas foram ministradas por professores da casa e por profissionais do mercado que foram convidados pelos professores. Conjuntos musicais também estiveram presentes num palco montado na feira, para animar o ambiente com boa música. Durante a fet@ge foi executada uma “mostra de talentos”, onde os professores da casa expuseram suas pinturas, coleções e hobbies.

Durante o evento, o Diretor Geral da FACE Prof. Tolentino inalgurou um super laboratório da Apple, com equipamentos Mac, com contrato de parceria que emitirá certificação Apple para os alunos da FUMEC. A implantação desse laboratório foi fruto dos esforços dos Coordenadores do Curso de Computação, Professores Air Rabelo e Becsom Sales. Durante a inalguração do laboratório, estavam presentes Alunos, os Diretores da FACE, Coordenadores, o Pro-Reitor de Ensino Pesquisa e Extensão Prof. Eduardo Martins, o Deputado Estadual Fred Costa e o Vereador Daniel Nepomuceno.

O Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de Minas Gerais esteve presente na feira, através de exposição de equipamentos táticos e de palestra proferida por seu competente comandante, o Ten-Cel Marcelo Vladimir Correia. Durante a fet@ge, a Universidade FUMEC, representada pelo Prof. Tolentino e equipe, ministrou um curso básico de Sistema de Posicionamento Global (GPS) para policiais do GATE, com aula teórica ministrada nas dependências da FACE  e prática na região rural de Brumadinho / MG.

Na fet@ge também foi executado um Projeto de Extensão, oriundo do CIPEX (Centro Integrado de Pesquisa e Extensão - setor chefiado pela Profa. Stella Maris), intitulado “Passaporte da Astronomia”, onde o Prof. Tolentino e o Prof. Flávio Laper, com o apoio do Prof. Alair e do Prof. Emerson, ministraram aulas expositivas sobre vários assuntos astronômicos. Os astrônomos amadores João Marcos e João França, convidados para o evento, também ministraram palestras. As aulas foram assistidas por alunos da FUMEC e da Escola Estadual Pedro Aleixo. Uma pequena exposição de fotos do Vaz Tolentino Observatório Lunar, além de telescópios, acessórios e meteoritos, também foram mostrados para ilustrar as aulas.

O sucesso da fet@ge foi fruto do esforço dos Diretores, Coordenadores, Professores e Funcionários e ficará marcado na memória dos alunos da FUMEC e de todos aqueles que participaram desse valoroso evento acadêmico, que agregou muita informação e conhecimentos além do currículo formal dos cursos.

Abaixo, algumas fotos da feira e das palestras:

 

Pequena exposição do VTOL com literatura, acessórios e meteoritos.

Aula do Projeto de Extensão "Passaporte da Astronomia".

Telescópios Refratores SkyWatcher em exposição - 2 Apocromáticos e 1 Acromático.

Palestra sobre "Mecanismo dos Eclipses" do selenógrafo João França.

Pequena exposição de fotos executadas pelo VTOL.

Foto da foto do mapa do Brasil na Lua ("Terra Brasilis").

Exposição de equipamentos operacionais do VTOL para execução de cursos de GPS em ambiente rural, com várias tarefas a serem cumpridas (diurnos e noturnos).

Exposição da coleção de miniaturas de carros de polícia do Professor e Policial Federal Fernando Coelho.

Exposição da coleção de miniaturas dos carros de fórmula 1 de Airton Sena, do Prof. Becsom Sales.

Exposição de plastimodelismo com aviões de guerra do Prof. Otheniel Costa.

Exposição de pinturas realizadas pelos Professores Guadalupe Dias e Amaury Mainenti.

Alguns livros publicados por Professores da FACE e, ao fundo, exposição de pinturas realizadas pelo Prof. e Amaury Mainenti.

Exposição de gravuras cerâmicas e esculturas da funcionária Joelma Santos.

Exposição de equipamentos operacionais do GATE.

Exposição de equipamentos opercaionais do GATE, tendo à frente o Sargento Sergio.

 

FUMEC COMEMORA DEZ ANOS TREINANDO POLICIAIS EM SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL - GPS:

Cerca de 200 policiais foram formados pela Universidade FUMEC no curso de Sistema de Posicionamento Global (GPS) nos últimos dez anos. Policiais de diversas instituições como o Instituto de Criminalística, Polícia Rodoviária Federal, Delegacia de Telecomunicações e Informática, Departamento de Operações Especiais (DEOESP), Coordenação Geral de Segurança (COSEG), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), além de outras entidades policiais, também foram treinadas.

No último final de semana, dez policiais do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), da Polícia Militar de Minas Gerais, passaram pelo curso. É a terceira vez que a Universidade realiza o treinamento para o Grupamento.

Na ocasião, o grupo participou de aulas teóricas e práticas, nas quais foram ministradas técnicas de uso do GPS em ambiente rural, quando a equipe aprendeu, por exemplo, como criar rotas pré-definidas e a navegação direta para um ponto predeterminado. Na segunda fase, intitulada “operação resgate”, os militares puseram à prova, suas condições técnicas, físicas e psicológicas.

Segundo o diretor-geral da FACE, Prof. Ricardo José Vaz Tolentino, um dos três pilares da Universidade é a extensão, cuja missão é levar conhecimento para a comunidade como um todo. “Acreditamos que uma polícia bem treinada poderá atender com muito mais rapidez e precisão a uma solicitação da sociedade e, por isso, apostamos no conhecimento e na tecnologia GPS,” comentou.

Militares do GATE treinados em Sistema de Posicionamento Global (GPS) pela FUMEC:

Capitão Cleiton Ricardo Soares Gomes - COMAF
2º Tenente QOS Israel Soares da Silva - Psicólogo
Sub Tenente Luzandre Eurípedes Alvares Vieira - Time de Gerenciamento de Crises (TGC)
1º Sargento Paulo José Ferreira - COMAF
3º Sargento Joffer Piton Gonçalves - Estagiário
3º Sargento Fabiano Prates Magalhães - Estagiário
3º Sargento Rafael Augusto Reis de Resende - Estagiário
Soldado Daniel Gomes dos Santos - Estagiário COMAF
Soldado Giordâni Aparecido de Souza e Silva - Estagiário COMAF
Soldado Marcos Vinícius Marinho Gil Júnior - Estagiário Time Gerenciamento de Crises (TGC).

Policiais do GATE, Tolentino e Rodrigo.

Policiais do GATE recebem instruções de campo de Carlos Firmino, chefe da equipe de apoio.

Policiais do GATE recebem instrução de Tolentino antes da missão final, intitulada "Operação Resgate".

O Tenente e o Capitão recebem instrução de campo de Túlio Carlson, membro da equipe de apoio.

Os polociais à espera do almoço no Restaurante Fazenda Rancho do Peixe - região rural de Brumadinho / MG.

A equipe de apoio ( Valadares, Silvana, Carlinhos, Túlio e Luiz, só faltando o Marquinhos), juntamente com Rodrigo.

Militares do GATE recebendo instrução de Tolentino antes da "Operação Resgate".

O Capitão Cleiton e o Tenente Israel preparando o GPS para a ação de campo.

O posto de comando do curso no alto do morro.

O posto de comando do curso no alto do morro.

O comandante Rodrigo Tolentino.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023