Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

A nova missão lunar americana "GRAIL".

17/09/2011

A NASA lança a missão GRAIL para estudar a Lua de sua crosta até o seu núcleo.

Em mais de seis décadas de exploração espacial, dezenas de naves espaciais foram lançados na direção da Lua. Mas, apesar de todas as pesquisas, os cientistas planetários ainda possuem dúvidas básicas sobre a estrutura e composição do interior lunar. Por exemplo; o núcleo da Lua é sólido ou líquido? Porque que a crosta é muito mais espessa do lado oculto da Lua? O exterior lunar já foi completamente deretido?

A NASA deu um passo importante no sentido de obter respostas para estas e outras perguntas, quando o foguete DELTA II decolou do Cabo Canaveral levando as naves gêmeas GRAIL, com previsão de chegada à Lua no último dia de 2011.

A missão GRAIL vai responder à perguntas de longa data sobre a Lua e dar aos cientistas uma melhor compreensão de como a Terra e outros planetas rochosos do Sistema Solar se formaram.

As duas espaçonaves gêmeas da NASA, da missão lunar GRAIL (Gravity Recovery And Interior Laboratory),  decolaram da base da Força Aérea Americana, em Cabo Canaveral, na Flórida/USA, na manhã de sábado, 10 de setembro de 2011, para estudar a Lua em detalhes sem precedentes.

                                           

Imagem: A missão GRAIL irá mapear o campo gravitacional da Lua por rastreamento de rádio proveniente das sondas espaciais gêmeas GRAIL-A e GRAIL-B, voando em formação sobre a superfície lunar.

                                          

Imagem: A sonda GRAIL vai chegar à Lua por meio de um looping, numa trajetória de quase quatro meses de duração, que faz uso do "ponto de equilíbrio"  L1, entre os campos gravitacionais do Sol e da Terra.

A espaçonave GRAIL-A está programada para chegar à Lua na véspera do Ano Novo, em 31 de dezembro de 2011, enquanto GRAIL-B vai chegar no dia de ano novo de 2012. As duas naves espaciais que são movidas à energia solar, vão voar em órbitas paralelas ao redor da Lua, para medir o seu campo de gravidade. A missão GRAIL vai responder à perguntas de longa data sobre a Lua e dar aos cientistas uma melhor compreensão de como a Terra e outros planetas rochosos do Sistema Solar se formaram.
 

A distância em linha reta da Terra à Lua é de aproximadamente 250.000 milhas (402.000 quilômetros). As tripulações das missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para cobrir essa distância. No entanto, cada nave GRAIL levará cerca de 3,5 meses e percorrerão mais de 2,5 milhão milhas (4 milhões de km) para chegar. Esta trajetória de baixa energia resultará num longo tempo de viagem. A fase de coletas de informações científicas da missão GRAIL está prevista para durar 82 dias.

Imagem: O foguete DELTA II e as sondas gêmeas, GRAIL-A e GRAIL-B, que irão trabalhar em conjunto para estudar o interior da Lua da crosta ao núcleo e obterão um entendimento avançado da evolução térmica da Lua. 

Fonte: NASA.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023